BIBLIOTECA

Reúso de água em datacenters é realidade no Brasil

Serviço de tratamento de águas para reúso promove economia de recursos ambientais e financeiros para esses centros de processamento de dados

Água de reuso tratada em sistema de Osmose Reversa e Ultrafiltração

Uma das grandes preocupações, quando se fala em datacenters, é o consumo elevado de água empregada para o resfriamento do maquinário. Em média, um datacenter consome entre 11 e 20 milhões de litros de água por dia. Assim, esse consumo é comparável ao uso diário de uma cidade com 30 a 50 mil habitantes. A água tem a capacidade de absorver e então dissipar calor de maneira mais eficiente, o que contribui para o melhor desempenho e a vida útil dos equipamentos nos Centros de Processamento de Dados (CPDs).

Preocupadas com esses custos ambientais elevados, chamados de “custo invisível da Inteligência Artificial” e a escassez hídrica, alguns datacenters têm contratado empresas especializadas na implementação de sistemas de reuso. A iniciativa se traduz em ganhos financeiros na economia das contas de água pagas às concessionárias e, por consequência, o enquadramento nos padrões ESG com soluções ambientais e sociais para a empresa.

Sistema de Ultrafiltração projetado e operado pela Opersan

Protagonismo e Competitividade

O Grupo Opersan, que atua há mais de 35 anos no Brasil, instala e opera sistemas de tratamento de efluentes e de reúso de água. Focado em diversos segmentos da indústria, o grupo aposta que, com a crescente inovação do uso de tecnologias em todas as frentes, haja também então uma grande preocupação com o consumo elevado de água, para manter os sistemas operando. Com isso, as soluções que envolvem o reúso serão cada vez mais protagonistas e competitivas.

Vale destacar que as projeções para o segmento de datacenters no Brasil são cada vez mais otimistas. Atualmente, o valor de mercado está em US$ 4,6 bilhões, mas a expectativa é de que, para 2028, o setor alcance a cifra de US$ 6,5 bilhões.

“O crescimento dos datacenters no Brasil é importante para a nossa economia. Com os sistemas de reúso, o alto consumo de água é mitigado. Esse tipo de ação ESG, além de reduzir significativamente os impactos ambientais e custos operacionais, proporciona uma melhor qualidade do recurso para o uso industrial”, destaca Diogo Taranto, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Opersan.

O Brasil já conta com a presença de grandes provedores de serviços em nuvem, como Amazon Web Services, Microsoft e Google. São Paulo se destaca como o principal polo de investimentos em datacenters no país. Esse é o caso de um dos grandes e importantes clientes do Grupo Opersan. O grupo está instalado nas cidades de Paulínia e Jundiaí. Desde 2021, utiliza os sistemas de tratamento para diversas finalidades.

Tratamento de Água Industrial

Nesse cliente, o grupo realiza o tratamento de água industrial, desde a entrada da concessionária até os pontos de resfriamento. Além disso, é responsável pelo tratamento de água de chuva, das calhas dos telhados até os reservatórios de reúso. A Opersan opera o sistema de esgoto sanitário, desde a geração nos prédios até o descarte na rede da concessionária. Isso inclui análises laboratoriais e o sistema de água de incêndio. Por fim, a empresa também cuida da drenagem dos sistemas de água industrial, a partir de uma lagoa de detenção.

Sobre as vantagens para as empresas que contratam o serviço, Taranto afirma que, com a implementação dos sistemas da Opersan, “valores significativos são economizados na conta de água e a qualidade do recurso hídrico acaba sendo superior à fornecida pela rede das concessionárias”.

Sistema de Osmose Reversa projetado e operado pela Opersan

“Estudos apontam que a indústria é responsável por 20% do consumo de água no Brasil. Ano após ano, vemos mais empresas buscando aprimorar seus princípios ESG e o nosso objetivo é permitir que elas tenham foco total em sua atividade-fim, deixando sob nossa responsabilidade a operação e acompanhamento diário da estação de tratamento e reúso de água”, conclui o executivo.

Sobre a Opersan

Grupo Opersan

Com mais de 30 anos de experiência em projetos relacionados ao meio ambiente, o Grupo Opersan atua com foco em gestão de águas e efluentes para o mercado corporativo.

Fonte: Grupo Opersan


LEIA TAMBÉM: GRUPO OPERSAN MOSTRA IMPORTÂNCIA DO REÚSO DE ÁGUA NA INDÚSTRIA

ÚLTIMOS ARTIGOS: