A origem e desenvolvimento da tecnologia da Monera Bio Power®
Fundada por Herbert Tempel, a Monera Eco Solutions se define como uma empresa de tecnologia ambiental dedicada a desenvolver soluções para preservar os recursos naturais. A empresa nasceu em 2017 com o objetivo de resgatar e otimizar tecnologias ambientais inovadoras e transformá-las em economicamente viáveis para o mercado atual. Sendo assim, essas tecnologias ambientais são capazes de atender projetos como, por exemplo, uma estação de 660 litros por segundo, com tempo de detenção hidráulico de 1 hora, que trata o Rio Pinheiros em São Paulo, no Brasil. Essa é a tecnologia Monera Bio Power®.
A Monera Bio Power® utiliza biomídias de poliuretano com carvão ativado e outros compostos de carbono. Embora pareçam simples espumas, essas biomídias contêm tecnologia avançada que as tornam especiais. Na busca de uma solução inovadora para o tratamento de efluentes, a empresa avaliou as etapas de tratamento físico, químico e biológico:
- A etapa física é barata e eficiente, mas apenas retém poluentes que precisam ser destinados posteriormente.
- A etapa química é rápida e eficaz, porém envolve altos custos e riscos associados ao armazenamento e manuseio.
- A solução inovadora para a etapa biológica, encontrada no mercado mundial, imita a natureza utilizando microrganismos para decompor e remover a matéria orgânica da água, purificando-a de maneira eficiente e sustentável.
Sendo assim, embora a etapa biológica seja a mais barata, ela é lenta e sensível a oscilações de carga e toxicidade. Por este mesmo motivo que a Monera Eco Solutions desenvolveu a tecnologia Bio Power®, justamente para aumentar a velocidade do tratamento biológico e proteger os microrganismos contra a toxicidade.
Monera Eco Solutions: Desenvolvedores da tecnologia Bio Power®
A origem da tecnologia remonta ao final da década de 70, com o pesquisador alemão Doutor Imre Pascik, atualmente sócio da Monera. Doutor Pascik é graduado em química e bioengenharia e possui PhD em ciências de polímero pela Universidade de Aachen. Com quase 50 anos de experiência em biotecnologia ambiental, sendo 40 deles como pesquisador da Bayer, ele liderou a construção da primeira planta em escala real de tratamento de lixiviados na Alemanha. Entre suas muitas conquistas, porém, destaca-se a medalha Otto Bayer, uma prestigiada premiação científica concedida pela Bayer em reconhecimento às contribuições inovadoras.
Em 2014, o brasileiro Doutor Helvécio Carvalho de Sena concluiu seu doutorado em MBBR/IFAS utilizando a tecnologia da Monera, e foi fundamental no desenvolvimento da aplicação das biomídias Monera em 2018. Doutor Sena então é graduado em química, Mestre e Doutor em engenharia sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com mais de 30 anos de atuação na Sabesp, ele gerenciou importantes operações como as ETEs São Miguel e Barueri. O Doutor Sena também possui especialização em otimização de processos pelo Environmental Canada e em monitoramento ambiental pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Além disso, é especializado em simulação numérica de processos de tratamento, utilizando modelos como GPS-X, Toxchem+, e realiza avaliações microbiológicas de sistemas de tratamento.
A tecnologia Monera Bio Power® é uma solução inovadora para o tratamento biológico de efluentes. Desenvolvida com base em décadas de pesquisa e experiência, é capaz de combinar eficiência, durabilidade e flexibilidade para enfrentar os desafios do saneamento ambiental. Para mais informações, visite o site: www.monera.eco.br ou assista o vídeo institucional completo: