BIBLIOTECA

Contaminação generalizada de água potável por pesticidas e impacto no risco de câncer no Brasil

Pesticidas, que estão associados à disfunção endócrina , desregulação imunológica e câncer, são fontes generalizadas de contaminação da água potável.

O estado do Paraná tem uma população de 11 milhões, é o segundo maior produtor de grãos do Brasil e um dos principais consumidores de pesticidas. Neste estudo, analisamos a extensão da contaminação da água potável por 11 pesticidas comprovados, prováveis ​​ou potencialmente cancerígenos (alacloro, aldrin-dieldrin, atrazina , clordano , DDT-DDD-DDE, diuron , glifosato-AMPA, lindano-γ-HCH, mancozeb-ETU, molinato e trifluralina) em 127 municípios produtores de grãos no estado do Paraná. Foi encontrada extensa contaminação da água potável, incluindo pesticidas legados como aldrin-dieldrin (média de 0,047 ppb), DDT-DDD-DDE (média: 0,07), clordano (média: 0,181) e lindano-HCH (média: 2,17).

A maioria dos municípios estava significativamente acima dos limites máximos para cada um dos pesticidas atualmente permitidos (67% para alacloro, 9,44% para atrazina, 96,85% para diuron , 100% para glifosato-AMPA, 80,31% para mancozebe-ETU, 91,33% para molinato e 12,6% para trifluralina). Noventa e sete por cento dos municípios apresentaram uma soma de todos os pesticidas em níveis significativamente acima (189,84 ppb) dos limites preconizados pela União Europeia (<0,5 ppb). Utilizando a concentração média de pesticidas na água (ppb), a população exposta para cada município e o risco de câncer de referência para pesticidas, estimamos o número mínimo de casos de câncer atribuíveis à água potável contaminada por pesticidas durante o período (total de 542 casos).

Mais de 80% foram atribuídos ao mancozebe-ETU e ao diuron. Os casos atribuíveis ao glifosato-AMPA e ao diuron correlacionaram-se fortemente com o total de casos de câncer no mesmo período (R = 0,8117 e 0,8138, respectivamente), bem como com os casos de câncer de mama (R = 0,7695 e 0,7551, respectivamente). A contaminação da água foi significativamente correlacionada com a soma dos casos de câncer estimados para todos os 11 pesticidas detectados em cada cidade (R = 0,58 e p < 0,0001). Esses achados revelam extensa contaminação da água potável no estado do Paraná e sugerem que a contaminação pode aumentar o risco de câncer nessa região.

Fonte: Science Direct


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS