NOTÍCIAS

Aquecimento global pode dobrar população exposta a calor extremo

Aquecimento global pode dobrar população exposta a calor extremo

Com aumento médio de 2 °C, população vivendo sob altas temperaturas deve subir de 1,54 bilhão para 3,79 bilhões até 2050

Estudo publicado na 2ª feira (26.jan.2026) na revista Nature Sustainability indica que a população exposta a condições extremas de calor deverá dobrar caso a temperatura média global suba 2 °C acima dos níveis pré-industriais. Vai passar dos 1,54 bilhão de pessoas registrados em 2010 para 3,79 bilhões até 2050.

Conforme o estudo, os locais mais afetados devem ser Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas.

Os pesquisadores analisaram um conjunto de dados global de HDDs (graus-dia de aquecimento) e CDDs (graus-dia de resfriamento), usado para estimar demandas de aquecimento e resfriamento sob diferentes cenários de aquecimento global.

O levantamento analisa 3 níveis de aumento da temperatura média global em relação ao período pré-industrial: 1,0°C, 1,5°C e 2,0 °C, independentemente das trajetórias que levem a esses cenários.

Os resultados mostram uma tendência clara: queda generalizada nos HDDs, que representam a demanda por aquecimento, e aumento pronunciado e não linear nos CDDs, que indicam a necessidade de resfriamento. As mudanças mais significativas surgem já nas fases iniciais do aquecimento, sugerindo que a adaptação deve começar cedo.

2025

O ano de 2025 foi o 3º mais quente já registrado na história, segundo dados divulgados em 13 de janeiro pelo Copernicus Climate Change Service, o observatório climático da União Europeia. O levantamento mostra que a temperatura média global chegou a 14,97 °C, 1,47 °C acima do nível pré-industrial (1850–1900). Leia a íntegra (PDF – 4 MB).

O resultado de 2025 ficou 0,01 °C abaixo de 2023 e 0,13 °C abaixo de 2024, que continua como o ano mais quente da série histórica. O levantamento também indica que a média dos últimos 3 anos ultrapassou 1,5 °C acima do nível pré-industrial, estabelecido como limite pelo Acordo de Paris. Em relação à média de 1991 a 2020, houve aumento de 0,56 °C.

Fonte: Poder360


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS