NOTÍCIAS

Aplicativo torna população fiscal de serviço de água e esgoto em São Paulo

Aplicativo torna população fiscal de serviço de água e esgoto em São Paulo

Ferramenta adotada pela Sabesp agiliza solução de problemas e permite também recompensa financeira para quem ajuda

Uma ferramenta digital está agilizando a solução de problemas e tornando a população fiscal dos serviços de água e esgoto em São Paulo. O aplicativo adotado pela Sabesp recebe fotos e imagens de locais que precisam de intervenção e remunera os usuários do app por isso.

O Wily já tem 38 mil usuários na Região Metropolitana de São Paulo e do litoral paulista. Desde fevereiro de 2025, as recompensas financeiras aos moradores já somam mais de R$ 1,5 milhão, com os usuários realizando, em média, 6 mil vistorias mensais. O sistema reduz drasticamente o tempo de análise de um chamado feito para um problema de vazamento, por exemplo.

Segundo a companhia, após a realização da vistoria digital e o recebimento das informações pela Sabesp, o atendimento é feito, em média, em 18 minutos. As imagens enviadas também ajudam na escolha quase imediata das equipes e maquinários necessários para o reparo.

A utilização do Wily foi reforçada neste verão com a campanha “Seja Fiscal da Praia” em cidades do litoral.

“A população será aliada da Sabesp para que as melhorias e reparos sejam feitos com ainda mais agilidade e assertividade, uma vez que teremos rápido acesso ao conteúdo enviado” explica Olívia Mendonça, Diretora das Superintendências da Baixada Santista e Vale do Ribeira. “De maneira indireta, a campanha é uma forma de envolver os moradores para que zelem pelo município e auxiliem no bom funcionamento dos sistemas de água e esgoto”, completa.

Como se cadastrar

O Wily funciona de forma simples: após o cadastro no aplicativo, o usuário recebe orientações rápidas por meio de vídeos e tutoriais. Em seguida, ele pode ser acionado para realizar vistorias próximas a sua residência, registrando imagens e vídeos de situações como vazamentos, ligações irregulares e reparos no asfalto ou na calçada após manutenções nas redes de água e esgoto.

Esse sistema reduz drasticamente o tempo de análise de um chamado feito por clientes para um problema de vazamento, por exemplo. As imagens enviadas também ajudam na escolha quase imediata das equipes e maquinários necessários para o reparo.

A plataforma conta com uma funcionalidade central: o uso de Inteligência Artificial para análise e classificação automática das imagens enviadas pelos usuários. O sistema permite que a Sabesp identifique e priorize rapidamente as ocorrências, reduzindo o tempo de resposta e ampliando a eficiência das equipes em campo.

Fonte: Agência SP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS