NOTÍCIAS

ANA começou a receber contribuições em 27 de dezembro para uma norma de referência sobre avaliação de desempenho na prestação dos serviços de água e esgoto.

ANA Inicia Consulta Pública para Normas de Referência em Saneamento Básico

Em 27 de dezembro, a ANA começou a receber contribuições da sociedade pela Consulta Pública nº 12/2023. Bem como o objetivo era aprimorar a proposta de norma de referência que abordava indicadores, padrões de qualidade, eficiência, eficácia e outros elementos relacionados à avaliação de desempenho dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Você pode enviar suas sugestões até as 18h de 15 de fevereiro de 2024, utilizando o Sistema de Participação Social da ANA através do link: https://participacao-social.ana.gov.br/Consulta/172.

No Sistema de Participação Social, a ANA disponibiliza a minuta com a proposta da norma de referência. Além disso está disponível – como material de apoio – a nota técnica que encaminha o tema, entre outros documentos que podem subsidiar as sugestões a serem enviadas durante a Consulta Pública nº 12/2023.

Além disso, o tema faz parte do Eixo Temático nº 9 da Agenda Regulatória da ANA 2022-2024, sobre normas de referência de saneamento básico. A Agenda busca identificar problemas que exigem ação da Agência, podendo levar à publicação de atos normativos ou ações regulatórias. Esse instrumento de planejamento regulatório também contribui para aumentar a transparência e a previsibilidade regulatória da ANA perante a sociedade.

ANA e o marco legal do saneamento básico

Com o novo marco legal do saneamento básico, Lei nº 14.026/2020, a Agência Nacional de Águas recebeu a atribuição regulatória de editar normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil, que incluem: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Portanto, a mudança visa uniformizar normas, atrair investimentos, melhorar serviços e alcançar a universalização do saneamento até 2033.  Para saber mais sobre a competência da ANA na edição de normas de referência para regulação do saneamento, acesse a página https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/saneamento-basico.

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:  DESSAL DO CEARÁ: CONSTRUÇÃO DA PLANTA DA CAGECE INICIARÁ ATÉ MARÇO DE 2024

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: COLOCAR ESG EM PRÁTICA É TAREFA MAIS DIFÍCIL DA AGENDA PARA 80% DOS CEOS DO PAÍS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS