NOTÍCIAS

ANA lança Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2018

A Agência Nacional de Águas (ANA) divulga nesta quarta-feira, 19 de dezembro, o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil – Informe 2018, que chega à sua décima edição.

 

ana
Principais dados:

  • 38 milhões de pessoas foram afetadas por secas e estiagens no Brasil em 2017;
  • 3 milhões de pessoas foram afetadas por cheias no Brasil em 2017;
  • A meta para o reúso não potável direto no Brasil é de aproximadamente 13m³/s até 2030, frente aos 2m³/s estimados em 2017. Esse número representaria 4% do total de água reutilizada no mundo;
  • Total retirado de água nas últimas duas décadas aumentou cerca de 80%;
  • Até 2030, a retirada de água no Brasil deve aumentar 24%;
  • A retirada total de água estimada para 2017 é de 2.083m³/s. Atualmente, o principal uso de água no país, em termos de quantidade utilizada, é a irrigação (52%), seguido do abastecimento humano (23,8%) e da indústria (9,1%).

Entre outros temas, o Conjuntura deste ano destaca a situação da quantidade e da qualidade da água, seus diferentes usos e as ações de gestão e regulação realizadas para minimizar os impactos das crises hídricas no Brasil.

Lançado no dia em que a ANA completa 18 anos, o relatório revela que em 2017 um total de 3 milhões de brasileiros foram afetados por cheias e inundações e quase 38 milhões foram atingidos por secas – 80% deles no Nordeste. Entre as iniciativas empreendidas pela Agência para enfrentar esse quadro estão 33 processos de alocação de água, 39 campanhas de fiscalização, cinco normativos restringindo ou suspendendo o uso de recursos hídricos e o funcionamento de quatro salas de crise.

Como mostra o Conjuntura, a retirada total de água estimada em 2017 foi de 2.083 m³/s, sendo que seus principais usos no País em termos de quantidade foram na irrigação (52%), abastecimento humano (23,8%) e indústria (9,1%). Juntos, estes setores representaram cerca de 85% da retirada total. Volumes menores foram utilizados para matar a sede de animais (8,0%), termelétricas (3,8%), consumo rural (1,7%) e mineração (1,6%).

Demanda por água

A demanda por uso de água no Brasil é crescente, com aumento estimado de 80% no total retirado nas últimas duas décadas. A previsão é de que até 2030 a retirada aumente 24%. O histórico da evolução dos usos da água está diretamente relacionado ao desenvolvimento econômico e ao processo de urbanização do País, aponta o estudo.

De acordo com a publicação, o volume de água sob a forma de chuva recebido pelo Brasil em 2016 correspondeu a 12,9 trilhões de m³ e a evapotranspiração chegou a 10,2 trilhões de m³. Da parcela de chuva restante, uma parte se infiltrou no solo, alcançando as reservas subterrâneas, e outra alcançou rios e córregos por meio de escoamento superficial. Considerando a contribuição de outros países amazônicos, 5,7 trilhões de m³ de água escoaram em rios no território nacional. Ao todo, saíram do País cerca de 7,4 trilhões de m³ de água em 2016.

Em relação ao monitoramento hidrológico, em 2017 a Rede Hidrometeorológica Nacional possuía mais de 21 mil estações, operadas por diferentes instituições. Naquele ano, a ANA gerenciou diretamente 4.610 estações, sendo 2.760 pluviométricas e 1.850 fluviométricas.

Recursos hídricos

O Informe também revela que no ano passado estavam em funcionamento no Brasil 233 comitês de bacias hidrográficas. Já haviam sido desenvolvidos 202 planos de bacias e R$ 2,37 bilhões tinham sido arrecadados com a cobrança pelo consumo. No total de outorgas de direito de uso de recursos hídricos já emitidas, a ANA contabilizava quase 8.500 válidas em julho de 2017 e os órgãos estaduais, mais de 75 mil autorizações.

Maior referência para o acompanhamento periódico dos recursos hídricos no País, o relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil teve sua primeira versão publicada em 2009. Desde então, a publicação vem sendo apresentada por meio dos relatórios quadrienais, que apresentam um balanço da situação e da gestão dos recursos hídricos e dos informes anuais, além da atualização dos dados apresentados nos relatórios anteriores.

Fonte: ANA.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS