NOTÍCIAS

ANA

ANA discute com Itaipu parceria para realização do 1° Fórum Latino-Americano da Água

O objetivo da organização desse encontro internacional é promover o diálogo e a integração de processos decisórios sobre água e saneamento básico nos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional

Bolívia

O diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Filipe Sampaio e o superintendente de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e às Agências Infranacionais de Regulação do Saneamento Básico, Humberto Gonçalves, participaram na tarde desta quinta-feira, 13 de julho, em Foz do Iguaçu (PR), de reunião com representantes de Itaipu Binacional, para discutir o apoio da empresa para a realização do 1° Fórum Latino-Americano da Água.

O encontro contou com a presença, por parte da Itaipu, do diretor Financeiro Executivo, André Pepitone, do superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin, e da gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi. Também participaram o presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacia (REBOB), Lupércio Ziroldo, e o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristóvão Scapulatempo.

Organizado para acontecer nos dias 21 e 22 de novembro de 2023, em Aracaju (SE),  o 1º Fórum Latino-Americano da Água será um espaço para estabelecer redes, interações e agendas de recursos hídricos e saneamento básico que contribuam para o desenvolvimento sustentável na América Latina. O evento acontecerá dentro do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro).

“Nosso objetivo é preencher um vácuo de protagonismo, de voz, que existe na América Latina na questão dos recursos hídricos”, explicou Filipe Sampaio. “E o envolvimento da Itaipu, referência mundial no cuidado com a água, é fundamental para enfrentarmos este desafio”, finalizou o diretor.

Para o presidente da REBOB, o 1º Fórum será o evento que vai marcar positivamente o desafio da integração.

“Temos dois dos principais aquíferos aqui e seguimos com dificuldades de integração, apesar desse nosso expressivo potencial hídrico”, destacou Lupércio.


LEIA TAMBÉM: PERNAMBUCO É O MAIS NOVO ESTADO A ADERIR AO PACTO PELA GOVERNANÇA DA ÁGUA


O 1º Fórum Latino-Americano da Água (FLAA)

Estruturado a partir do tema central Integração para o Desenvolvimento, o FLAA se divide nas seguintes temáticas: Água e Meio Ambiente, Água e Desenvolvimento, Água e Clima, Água e Financiamento, Água e Inovação, Água e Cooperação, além de Água e Participação. O objetivo da organização desse encontro internacional é promover o diálogo e a integração de processos decisórios sobre água e saneamento básico nos países latino-americanos nos contextos político, técnico e institucional.

Para este primeiro Fórum são esperados representantes de instituições do setor de recursos hídricos e de saneamento dos 20 países latino-americanos, que se reunirão nos dois dias de evento.

O Fórum é uma iniciativa conjunta da REBOB com a Rede Latino-Americana de Organismos de Bacias (RELOC na sigla em espanhol), ABRHidro, Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico apoia o evento desde sua concepção.

Parceria com Fundação Parque Tecnológico de Itaipu para capacitação

Outra agenda da equipe da ANA na cidade paranaense, foi uma reunião com a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, na quarta-feira, 12 de julho. O objetivo do encontro foi discutir uma parceria entre as instituições visando suporte técnico, pedagógico e operacional para o programa de capacitação da Agência, considerando todas as ações presenciais, remotas, gestão de alunos, gestão de conhecimento e comunicação.

Pela Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, participaram da reunião o diretor superintendente, Irineu Colombo; o diretor de Negócios, Eduardo Miranda; o diretor técnico, Alexandre Leite; o gerente de Educação, Luiz Felipe Albuquerque; e a gerente de Segurança de Barragens, Alexandra Belini.

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CIENTISTAS CONSEGUEM REMOVER DA ÁGUA ‘PRODUTOS QUÍMICOS ETERNOS’ POTENCIALMENTE CANCERÍGENOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IMASUL REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAR RIMA REFERENTE LICENCIAMENTO DA FÁBRICA DE CELULOSE EM INOCÊNCIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS