NOTÍCIAS

ANA passa a disponibilizar dados sobre sistemas que abastecem Belo Horizonte, Brasília e São Paulo

Dados sobre a situação dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento de 13,7 milhões de pessoas das três regiões metropolitanas podem ser acessados pelo Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR)

 

carlos-ana-microbacias-parlamento-aguas

 

A partir da segunda-feira, 18 de maio, a Agência Nacional de Águas começou a disponibilizar dados sobre a situação do armazenamento de água dos reservatórios que abastecem três das maiores capitais brasileiras: Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.

A novidade consta do Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR), que pode ser acessado em www.ana.gov.br/sar.

Os novos dados podem ser visualizados no módulo Outros Sistemas Hídricos e incluem cota (nível) de água, volume armazenado em hectômetros cúbicos (1hm³ equivale a 1 bilhão de litros), percentual do volume acumulado e a data da medição. Além disso, é possível gerar planilhas e comparar históricos de armazenamento.

No caso de Belo Horizonte, estão disponíveis dados dos três reservatórios que integram o Sistema Paraopeba: Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores. Para Brasília há dados de três barragens que abastecem a capital nacional: Descoberto (DF/GO), Santa Maria e Paranoá. A situação dos quatro reservatórios que compõem o Sistema Cantareira – Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro – também pode ser acompanhada pelo novo módulo do SAR.

Sistema Cantareira

O Sistema Cantareira é o principal manancial da Região Metropolitana de São Paulo, abastecendo cerca de 9 milhões de pessoas. Atualmente o Cantareira opera com cerca de 60% de seu volume útil e está em sua faixa de operação Normal, conforme a Resolução Conjunta ANA/DAEE nº 925/2017. Assim, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), que capta água no Sistema, está podendo captar até 33m³/s, o máximo permitido.


LEIA TAMBÉM: CRISE HÍDRICA: MP DO PARANÁ FAZ RECOMENDAÇÕES PARA GARANTIR O ABASTECIMENTO DE ÁGUA.


Operado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), o Sistema Paraopeba é responsável pelo abastecimento de 2,3 milhões de pessoas na Grande Belo Horizonte e atualmente acumula quase 100% de sua capacidade de armazenamento. Também estão cheios os reservatórios do Descoberto e Santa Maria, que abastecem cerca de 80% da população do Distrito Federal ou 2,4 milhões de pessoas. Assim, cerca de 13,7 milhões de brasileiros recebem as águas dos reservatórios exibidos pelo SAR.

De 2014 a 2016, Belo Horizonte e São Paulo passaram por crise hídrica, situação enfrentada por Brasília entre 2016 e 2017.

O SAR

A Agência Nacional de Águas criou o Sistema de Acompanhamento de Reservatórios com o intuito de reunir e organizar os dados operativos dos reservatórios do Brasil num só lugar, auxiliando na tomada de decisão na gestão de recursos hídricos e fortalecendo a segurança hídrica do País. Lançado oficialmente em 2014, o SAR permite o acompanhamento da operação dos principais reservatórios do Brasil de forma prática e eficiente a partir da disponibilização dos dados disponíveis mais recentes com a preservação de seu histórico.

Atualmente o SAR é a principal fonte de informação sobre as condições de operação de 160 reservatórios das hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN); mais de 500 açudes Semiárido (Nordeste e Minas Gerais); e agora dos sistemas de abastecimento de Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. No caso das hidrelétricas, é possível consultar diversas informações, como vazão turbinada, volume útil armazenado, vazão liberada, entre outras.

Além de fornecer dados e informações dos reservatórios, o SAR permite a espacialização da informação por meio de arquivos que podem ser baixados e utilizados em ferramentas de geoprocessamento.

Fonte: Agência Nacional de Águas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS