NOTÍCIAS

ANA se articula com autoridades nordestinas nas temáticas de água e segurança de barragens

Para discutir diversas temáticas em comum sobre recursos hídricos e segurança de barragens

seguranca-barragens

A Agência Nacional de Águas (ANA) trabalha de forma coordenada com os órgãos estaduais que atuam na gestão da água.

Dirigentes da ANA vêm se reunindo com secretários estaduais e outras autoridades nordestinas desde 31 de janeiro. Nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, às 14h, a agenda incluiu um encontro com a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, para tratar de temas prioritários, como a segurança de barragens no Estado. A Agência também apresentará estudos e projetos que possam colaborar para o fortalecimento da gestão estadual de recursos hídricos.

O objetivo das reuniões no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte é apresentar aos novos secretários estaduais o panorama dos recursos hídricos, assim como nivelar temas de interesse mútuo para atuação dos estados e da União. Nos encontros, a ANA vem tratando de temas prioritários, como: segurança de barragens, regularização e fiscalização de usuários, Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), gestão articulada com os estados, Plano Nacional de Segurança Hídrica e oportunidades de cooperação técnica e financeira para a gestão de recursos hídricos.

Após esta primeira etapa de reuniões, a Agência pretende ampliar o escopo e manter uma agenda de visitas técnicas aos demais estados do Nordeste para estreitar a cooperação em gestão de recursos hídricos e regulação dos usos da água. Nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, a equipe da ANA encerrará esta etapa com a reunião com o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Saldanha. O reúso de esgoto tratado em áreas irrigadas e o Programa Produtor de Água serão os principais temas em pauta.

Plano Nacional de Segurança Hídrica

As reuniões no Nordeste tiveram início na capital cearense, Fortaleza, em 30 e 31 de janeiro. Na ocasião, os diretores Ricardo Andrade e Oscar Cordeiro e o superintendente Tibério Pinheiro se encontraram com o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira. O Plano Nacional de Segurança Hídrica foi discutido, assim como a adesão do Estado ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (PROCOMITÊS), entre outras pautas. No dia 31, também em Fortaleza, a equipe da ANA discutiu normas de segurança de barragens, perímetros irrigados e sistemas adutores com a Diretoria do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS).

A agenda em Pernambuco aconteceu em 5 de fevereiro, quando a equipe da ANA se reuniu com a secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, e com representantes da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) para discutir a gestão de sistemas hídricos da União em Pernambuco, a segurança de barragens críticas no Estado e a adesão do Estado ao PROCOMITÊS, entre outros temas.

No dia 6, em João Pessoa, a reunião aconteceu na Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente da Paraíba com o secretário de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente da Paraíba, Deusdete Queiroga. O diretor-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), Porfírio Loureiro, também esteve no encontro. O Plano Nacional de Segurança Hídrica, a regularização de usos da água no açude Boqueirão, a gestão de sistemas hídricos na Paraíba, obras de segurança de barragens e o controle dos usuários que receberão águas do PISF e ao longo do rio Piranhas (estadual) foram algum dos temas abordados.

ANA

Natal sediará três encontros. O primeiro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 7, na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH), quando os diretores Ricardo Andrade e Oscar Cordeiro se encontraram com o secretário da pasta, João Maria Cavalcanti. A pauta abordou a articulação e o apoio mútuo para a fiscalização no rio Açu, a estrutura de barragens críticas no Estado, projetos demonstrativos de reúso de água na bacia do Piranhas-Açu, a regularização de usos da água no Açu, a operação de sistemas complementares ao PISF, entre outros assuntos.

Também participaram deste encontro dois superintendentes da ANA, Tibério Pinheiro e Humberto Gonçalves; a coordenadora do Comitê de Implementação das Ações da Agência referentes ao PISF, Flávia Barros; representantes do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (IGARN); e de comitês de bacias hidrográficas estaduais.

Fonte: ANA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS