NOTÍCIAS

AGU lança livro sobre ações estruturais ambientais e climáticas

AGU lança livro sobre ações estruturais ambientais e climáticas

Coletânea de artigos, que será apresentada na COP 30, aborda o impacto de decisões judiciais no contexto ambiental

Advocacia-Geral da União (AGU) vai aproveitar a realização da COP 30 para lançar o livro “Ações Estruturais, Ambientais e Climáticas”, uma coletânea de artigos que aborda o impacto das decisões judiciais e dos limites decisórios no contexto ambiental e climático. A publicação é fruto da colaboração entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

O livro reúne artigos de autoridades, professores do IDP, da Universidade de Brasília, Universidade Federal do Paraná e do Instituto Federal do Paraná, que discutem o tema ambiental e climático sob uma ótica das políticas públicas estruturais.

Essas políticas passam por ações jurídicas e decisões que envolvem questões constitucionais e legais relacionadas à proteção do meio ambiente no Brasil. Muitas vezes elas implicam análise de direitos fundamentais, como o direito a um meio ambiente equilibrado, previsto no artigo 225 da Constituição Federal de 1988.

A coletânea reúne 22 textos assinados por especialistas como o presidente substituto do Ibama, Jair Schmitt, a ministra Edilene Lobo (TSE); a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente, Teresa Villac; e o advogado-geral da União substituto e secretário-geral de consultoria, Flavio Jose Roman.

Segundo uma das organizadoras do livro, a procuradora Federal Mariana Cirne, a ideia do livro nasceu da possibilidade de reunir dois universos fundamentais para a discussão de políticas públicas ambientais, o da advocacia pública, por meio da Advocacia-Geral da União, que tem experiência com o processo estrutural, e o IDP, que é uma referência em direito constitucional.

“A importância desse livro é registrar a experiência brasileira com o processo estrutural, que é uma abordagem judicial inovadora para lidar com problemas complexos”, diz. “Lançá-lo na COP 30 é uma oportunidade de dialogar com outros países e incluir o tema climático na pauta de políticas públicas, como a desocupação de terras indígenas”, explica.

Além de Mariana Cirne, a organização do livro contou com o trabalho de advogada da União, Andrea de Quadro Dantas, e do professor do IDP, Fábio de Lima Quintas.

O prefácio é de autoria do Advogado-Geral da União, Jorge Messias, e a apresentação do ministro do Supremos Tribunal Federal, Gilmar Mendes (STF).

O lançamento do livro acontece no dia 11 de novembro, às 17h10, na sede da AGU, em Belém (PA).

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS