NOTÍCIAS

Adasa lança mapa interativo de uso de recursos hídricos

Atualizado periodicamente, o mapa da Adasa identifica cerca de 8 mil interferências nos corpos hídricos do Distrito Federal

adasa

Na manhã da terça-feira (18), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Mapa Interativo do Cadastro de Outorgas e Registros de Uso de Recursos Hídricos no Distrito Federal, além de informações relativas ao direito de uso da água concedido pelo órgão regulador. O mapa mostra a localização do ponto outorgado, a identificação do titular, a finalidade de uso da água e a vazão máxima de captação.

O cadastro inclui a outorga prévia com perspectiva de uso – que autoriza uma reserva do volume solicitado –, a outorga do direito de uso da água e o registro de uso, que se aplica ao consumo considerado insignificante.

Atualizado periodicamente, o mapa identifica cerca de 8 mil interferências nos corpos hídricos do DF, entre captação de água subterrânea e superficial, construção de barragens, lançamentos de efluentes de águas pluviais e os pontos de captação de água para caminhões pipa.


LEIA TAMBÉM: ADASA USA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA GERIR RECURSOS HÍDRICOS NO DF.


Controle da água

A outorga do direito de uso é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos para o controle quantitativo e qualitativo da água que assegura a disponibilidade hídrica em cada bacia hidrográfica para garantir os usos múltiplos da água – abastecimento humano, criação de animais, irrigação de cultura e composição paisagística, comercial, industrial, lançamento de efluentes, lançamento de águas pluviais e outros usos devidamente justificados.

O novo cadastro oferecerá maior transparência ao processo de concessão de outorgas e, além de contribuir para a fiscalização e identificação do uso irregular da água, poderá estimular a legalização.

“É uma ferramenta importante para o gerenciamento dos recursos hídricos”, explica o diretor-presidente da Adasa, Paulo Salles. “Precisamos saber quantas pessoas estão consumindo e a quantidade de água que está sendo usada. É uma informação de interesse público de alto nível para o gerenciamento.”

Quem não estiver nesse mapa, explica o diretor da Adasa, Jorge Werneck, deve procurar a agência para se regularizar. “Nosso objetivo é conhecer os usos dentro do Distrito Federal”, diz Werneck, que anunciou para breve o mapeamento das áreas irrigadas. Somada ao mapa interativo, essa operação permitirá uma fiscalização mais eficiente. “Quem não estiver no mapa está sujeito a visitas para regularização”, atenta Werneck. “Alguns casos podem gerar multas e outros, o lacramento do ponto.”

As informações contidas no mapa interativo poderão ser filtradas por região administrativa, unidade hidrográfica e bacia hidrográfica. Confira a ferramenta no site da Adasa.

Fonte: Jornal de Brasília.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS