NOTÍCIAS

A Lion Dairy & Drinks Instala o Sistema de Tratamento de Águas Residuais da ADI SYSTEMS

LOCAL: BRISBANE, AUSTRÁLIA • SECTOR: ALIMENTOS E BEBIDAS

A Lion Dairy & Drinks Crestmead escolheu a ADI Systems para projetar e comissionar o sistema de tratamento de águas residuais nas instalações da produção de leite em Brisbane, Austrália. O sistema de tratamento é requisitado para produzir efluente de uma qualidade que se aplique para ser descarregado nos esgotos municipais e é composto por um reator ADI-BVF® anaeróbio patenteado* de baixas taxas acima do solo de 5500 m3 (1.45 MG), seguido de um auxiliar sistema de reator de alimentação descontínua (SBR) de 600 m3 (599 900 litros) para o polimento aeróbio.

 

O reator ADI-BVF® foi concebido para pré-tratar de forma anaeróbia o processo de águas residuais e digerir a maioria da necessidade química de oxigênio (NQO) pré-tratada, a necessidade bioquímica de oxigénio (NBO), e os sólidos suspensos totais (SST). Um biogás rico em energia é produzido, junto com uma pequena quantidade de resíduos de biomassa (lodo). O efluente anaeróbio alimenta os dois SBRs, que funcionam em paralelo para reduzir ainda mais as concentrações de NBO e SST antes do final da descarga.

As características de projeto das águas residuais tratadas no reator anaeróbio estão sumarizadas abaixo. A NQO e a NBO removidas através da fábrica de tratamento ambas excedem os 90 porcento.

Parâmetro                         Influente Pré-tratado Combinado
NQO (mg/l)                          9000
NBO (mg/l)                          6000
SST (mg/l)                            2800
pH                                           4-12

O reator anaeróbio está coberto com uma cobertura flutuante da GTI, que coleciona o biogás produzido durante o processo anaeróbio e impede a saída de odores. O biogás é usado numa caldeira da fábrica para gerar um processo de calor para a fábrica. O excesso de biogás é eliminado numa queima de gases residuais.

O reator ADI-BVF® é uma tecnologia de digestão anaeróbio de baixas taxas que é um método simples, eficiente e de baixa manutenção para o tratamento das águas residuais lácteas. O sistema também providencia um desempenho satisfatório em temperaturas inferiores às ideias (35°C). O tratamento é fiável, robusto e durante o comissionamento provou ser resiliente contra choques hidráulicos e cargas orgânicas.

Testemunho de Cliente: “Parabéns à ADI num trabalho bem feito. Obrigada por tornar isto num grande sucesso e um dos melhores projetos na qual alguma vez me envolvi.” – Mike Kinder, Gestor de Projecto, Lion

*Patente australiana N. º 667.184; Patente Americana N. º 5.505.848; 5.587.080; Patente canadiana N. º 2.096.852

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: