NOTÍCIAS

A encruzilhada da humanidade

Os líderes mundiais se reuniram para uma das conferências mais cruciais de nossa geração. Durante o curso do encontro, eles tentaram chegar a um acordo conjunto sobre os objetivos e formas de prevenir as consequências mais terríveis das mudanças climáticas. A reunião da COP26 foi uma encruzilhada crítica; alguns podem até dizer fatídica.

Se nós, como sociedade, pudermos concordar com a meta de emissões líquidas zero até 2050, então, provavelmente, podemos evitar cruzar o limiar de aquecimento de 1,5 graus Celsius. Isso evitará as consequências mais graves da crise climática

Imagem Ilustrativa

O desafio é imenso, mas é possível: pela primeira vez na história da humanidade, o esforço necessário exige que todos os principais atores globais sejam mobilizados, incluindo governos, setor privado, sociedade civil, mídia e academia, bem como líderes religiosos, entre outros.

Pela primeira vez, a humanidade também está enfrentando uma ameaça tangível sem precedentes em escopo e que pode trazer implicações de longo alcance por muitas gerações. Devemos, portanto, fazer todos os esforços possíveis para garantir que a Conferência do Clima de Glasgow seja um sucesso e nos colocarmos em um caminho que garanta estabilidade climática, segurança e prosperidade para todos os cidadãos do mundo.

Nesse contexto, soluções práticas e baratas que podem ser implementadas rapidamente em larga escala são o que precisamos agora para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e construir resiliência e adaptação aos efeitos da crise climática. Nessas áreas, Israel se destaca em inovação climática, possuindo uma gama diversificada de empresas e startups trabalhando neste campo, bem como grandes investimentos em P&D e muito mais.

Juntos, esses elementos criaram um ecossistema de inovação climática excepcional que inclui mais de 1.200 empresas e startups — e que está em constante crescimento, de acordo com o primeiro relatório do State of Climate Tech 2021 de Israel. O fato de cerca de 10% de todas as novas empresas de alta tecnologia fundadas em Israel no ano passado estarem no campo da inovação climática é apenas um exemplo do vibrante cenário de startups de Israel.


LEIA TAMBÉM: COP26: MARINHO FALA EM “PRODUZIR ÁGUA” E RECUPERAR BACIAS PARA PRÓXIMAS GERAÇÕES


A gama de soluções que Israel tem a oferecer é diversa. Na agricultura, o país oferece irrigação por gotejamento e lavoura de precisão. No campo da prevenção de desperdício de água e água em sistemas urbanos, detém o recorde mundial com sua taxa de perda de água de 3% e taxa de reutilização de águas residuais de 90%.

Também tem soluções para oferecer em dessalinização, armazenamento de energia em ar comprimido ou gelo, eficiência energética, reflorestamento, transporte sustentável e mobilidade, o desenvolvimento de novos materiais, substitutos de proteína animal, como carne impressa em 3D — um campo que lidera globalmente — e prevenção da perda de alimentos, bem como muitas outras áreas interessantes.

Israel deseja compartilhar seu conhecimento e colaborar para implementar essas soluções, que ajudarão muito a atingir as metas globais de mitigação, criando resiliência entre os países e comunidades afetados e implementando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

A cooperação internacional no campo da inovação climática também é uma oportunidade fantástica para fortalecer a economia para todos, criar oportunidades de emprego e permitir que a humanidade prospere e floresça enquanto preserva a natureza, o clima e a diversidade ecológica do nosso planeta. Vamos trabalhar juntos!

Esperamos sinceramente que a conferência sobre o clima em Glasgow tenha sido o ponto de partida positivo no futuro da humanidade de que tanto precisamos. Está ao nosso alcance fazer isso acontecer.

O Brasil é um ator importante no ecossistema mundial e tem um papel importante nesse esforço. Israel é um país pequeno, mas, como mostra o artigo, pode ser relevante em certas áreas para o esforço brasileiro.

Fonte: Correio Braziliense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SAIBA POR QUE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ESTÃO APOSTANDO NA SUSTENTABILIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PF: NAVIO GREGO FOI RESPONSÁVEL POR VAZAMENTO DE ÓLEO NO NORDESTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS