NOTÍCIAS

Witzel diz que investirá R$ 10 bilhões em saneamento nas favelas

Em evento na Fecomércio, governador disse que verba será proveniente do plano de privatização da Cedae e terá a Rocinha como primeira região contemplada

saneamento

O governador do Rio, Wilson Witzel, anunciou, nesta segunda-feira (30), que pretende investir R$ 10 bilhões em obras de saneamento básico em comunidades carentes da Região Metropolitana do Rio nos próximos três anos. Segundo Witzel, a verba será proveniente do plano de privatização da Cedae e terá a Rocinha como primeira região contemplada. Os complexos da Maré, no Rio, e do Salgueiro, em São Gonçalo, também serão contemplados com as ações, que vão incluir concessão de títulos de propriedade para moradores. As informações foram confirmadas por Witzel durante o fórum ‘Movimento Rio em Frente’, realizado pelo DIA a partir de iniciativa da Fecomércio-RJ.

“Essas obras terão início já no ano que vem. E vamos tocá-las em paralelo ao combate aos grupos criminosos que atuam nessas regiões”, declarou o governador.

O evento, realizado no auditório do Sesc-Rio, no Flamengo, foi o primeiro de uma série de encontros ao longo da semana, com o objetivo de discutir e propor soluções para o Rio. No debate de ontem, do qual participaram o presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Queiroz, e o economista Marcelo Neri, diretor da FGV Social, Wilson Witzel anunciou, ainda, o projeto de instalação de um aeroporto de cargas em Seropédica, ações de desoneração fiscal e a recriação da Secretaria de Trabalho.

“A proposta é criarmos programas de microcrédito para ajudar quem quer empreender, mas não tem condições de fazê-lo. O trabalho, hoje, mudou, e temos que colocar foco no empreendedorismo”, disse Witzel, que, em relação à política fiscal, anunciou a implantação de alíquota diferenciada de ICMS para o setor de óleo e gás. “Vamos assinar o decreto amanhã. E, assim, voltar a atrair empresas”.

Segurança Pública

Sobre Segurança Pública, Witzel disse que o mês de setembro terá recorde na diminuição de homicídios no estado. “Pegamos o estado com taxa de 35 homicídios por 100 mil habitantes. Estamos em 16 e vamos avançar ainda mais”, declarou.

Ao abrir o evento, Antonio Queiroz disse que o comércio fluminense está apresentando melhoras. “Estamos percebendo uma retomada. As encomendas para o fim do ano estão crescendo, e a expectativa é termos o melhor dezembro desde 2014”, estimou o presidente da Fecomércio.

Diretor da FGV Social, Marcelo Neri apresentou dados que mostram aumento da renda de 4% no Estado do Rio, nos últimos 12 meses, enquanto o país registrou crescimento de 2%. “Isso porque os salários se mantiveram estáveis. Por outro lado, a desigualdade aumentou”, disse Neri, em debate mediado pelo jornalista Cássio Bruno, da coluna ‘Informe do DIA’.

Nesta quarta-feira (02)

O próximo encontro do ‘Movimento Rio em Frente’ será nesta quarta-feira. Com o tema ‘O Rio que Queremos’, participarão do debate o técnico de vôlei Bernardinho; a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho; e o maestro Carlos Eduardo Prazeres, da Orquestra da Maré.

Fonte: O dia.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS