NOTÍCIAS

Veolia Water Technologies oferece solução automatizada de tratamento de água para sistemas de resfriamento

Aquavista™ 5C indica a dosagem adequada de soluções químicas e ajuda a prevenir efeitos adversos

noticia-154-veolia-water-technologies-oferece-solucao-automatizada-de-tratamento-de-agua-para-sistemas-de-resfriamento

Os operadores de sistemas de resfriamento precisam adaptar continuamente a dosagem química utilizada para mitigar a flutuação do make-up e dos parâmetros de água dos sistemas. Pensando nisso, a Veolia Water Technologies desenvolveu o Aquavista™ 5C, uma tecnologia automatizada para diagnosticar as condições dos sistemas de resfriamento, com a dosagem adequada de soluções químicas. O equipamento previne efeitos adversos, como corrosão, depósitos, incrustações e o crescimento de substâncias microbiológicas em torres de resfriamento.

A tecnologia denominada “5C” – coletar, calcular, corrigir, comunicar e controlar – oferece benefícios como a redução de riscos inerentes à incrustação e à corrosão e o melhor aproveitamento da água, otimizando o blow-down e facilitando relatórios e condições de funcionamento, além de alcançar o maior desempenho do sistema de tratamento de água.

Criado especialmente para sistemas de tratamento de águas integrados, o Aquavista™ 5C também se destaca no monitoramento remoto por meio do portal Aquavista™ 5C, que pode ser acessado por meio de um smart phone ou tablet, de qualquer localização. Esta tecnologia permite ao usuário obter o status da performance do equipamento, bem como os dados de operação, instantaneamente. Isso facilita uma reação rápida quando há um desvio em algum parâmetro de operação.

Para Matthieu Gillet, responsável pela linha Hydrex da Veolia Water Technologies Asia, as flutuações nas condições do circuito de resfriamento podem impactar negativamente os diversos componentes do sistema . Por isso, é crucial que os fabricantes tomem medidas preventivas para melhorar e otimizar essas condições. “Estamos confiantes de que o Aquavista™ 5C ajudará os fabricantes a reduzirem os impactos das suas atividades sobre o meio ambiente”, completa Gillet.

O Aquavista™ 5C apresenta um design compacto e conta com as seguintes características:

  • Reduzir a utilização de água;
  • Controlar o consumo de produtos químicos;
  • Garantir a segurança ocupacional;
  • Aumentar a eficiência e o desempenho da planta;
  • Melhorar a produtividade da equipe.

Sobre a Veolia
O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 174.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2015, o grupo Veolia trouxe água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 63 milhões, produziu 63 milhões de megawatt/hora e valorizou 42.9 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) obteve em 2015 um faturamento consolidado de 25 bilhões de euros. www.veolia.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »