NOTÍCIAS

Veolia expõe tecnologias de clarificação de água e tratamento de efluentes no ABTCP 2016

O Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel chega a sua 49ª edição com mais uma participação da Veolia Water Technologies. O evento, que reúne profissionais e empresas atuantes no setor, contará com um estande onde os visitantes poderão conhecer mais sobre os processos de clarificação de água Multiflo™ e Actiflo™, e as tecnologias MBP e MBBR para tratamento de efluentes da Veolia.

Organizado pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), o Congresso tem data marcada para acontecer entre 25 e 27 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O estande nº 66 da Veolia está localizado na rua 5 do pavilhão. Algumas das tecnologias expostas, inclusive, foram escolhidas para compor projetos de tratamento em grandes companhias do setor, como a Fibria, que escolheu a Veolia para implantar três unidades de tratamento no projeto Horizonte II de expansão da fábrica de Três Lagoas (MS).

image011

Tecnologia Actiflo™: mundialmente utilizada nos mercados industriais e municipais, é um sistema compacto que utiliza microareia para a formação de flocos. O processo baseia-se na sedimentação lastreada, na qual os flocos formados pela combinação sólido/coagulante/polímero são formados ao redor de grãos de microareia. Esta combinação incrementa o peso dos flocos formados e aumenta a velocidade de sedimentação em até 80 vezes em relação aos processos convencionais de tratamento.  Por ter a velocidade de sedimentação elevada, é a proposta ideal para uma solução de unidade muito compacta, proporcionando ainda reduzida área de implantação; reduzida construção civil; grande capacidade de absorver variações na água bruta; e start up muito simples, proporcionando rapidamente a qualidade de água desejada. Esta tecnologia está aplicada, por exemplo, na cidade de Ponta Grossa e na CMPC Guaíba, bem como mais recentemente na Fibria de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Tecnologia Multiflo™: além da alta taxa de aplicação, utiliza o conceito de formação de lodo mais adensado no fundo do decantador lamelar, otimizando, dessa maneira, as fases posteriores de desaguamento e desidratação de lodo. Esta solução é utilizada na Fibria de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul; e na Suzano, em Imperatriz, no Maranhão.

image012

Tecnologia AnoxKaldnes™MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor): é baseada no princípio de biofilme por meio de mídias plásticas especialmente concebidas, as quais são mantidas em suspensão no reator. A solução utiliza as vantagens dos sistemas de lodos ativados e outros processos de biofilme, tais como biofiltros etc. A mídia é projetada para proporcionar uma grande superfície protegida para o biofilme, potencializando as condições para o desenvolvimento da massa biológica. É uma tecnologia comprovada, a qual otimiza a área ocupada e principalmente reduz os custos de construção civil. Existem várias plantas que utilizam este processo tais como Pacífico e Santa Fé, no Chile; Stendal, na Alemanha; e CMPC Guaíba, no Brasil.

Tecnologia MBP (Minimum Biosludge Production): por meio de lodos ativados, este processo apresenta alta eficiência na redução de carga orgânica, alta qualidade do efluente tratado e reduz o volume do lodo gerado. É um processo de alta confiabilidade, baixo custo de operação e simplicidade de operação/ controle.

image003

Expertise no segmento – A Veolia tem know-how no segmento de papel e celulose. O contrato mais recente é o assinado com a Fibria para o projeto Horizonte II, que envolve a construção de uma segunda linha de produção com capacidade de celulose anual de 1,75 milhão de toneladas, na unidade de Três Lagoas. Neste projeto, a Veolia fará a implantação de três unidades de tratamento utilizando seus processos patenteados: a primeira usará um sistema de osmose reversa para produção de água desmineralizada, a segunda unidade contará com o processo de clarificação Actiflo® de alta taxa combinado com filtros TGV para tratar 185.000 m3/d de água bruta e a terceira cuidará do tratamento de 166.000 m3/d dos efluentes industriais da planta por meio da tecnologia AnoxKaldnes™ BAS™ (MBBR + lodo ativado). A inauguração está prevista para o quarto trimestre de 2017.

Seminário Planta de Remoção de Cloretos – Durante a ABTCP, a Veolia ministrará o seminário “Planta de Remoção de Cloretos (CRP)”, no dia 27 de outubro, das 14h às 16h. Michael Begley, engenheiro de design e processos sênior, e Leda Alvalá, diretora de desenvolvimento de negócios Brasil, esclarecerão quais são os princípios básicos da CRP, como operar, bem como comparar com o sistema de Ash Leaching.  Para confirmar a presença é necessário enviar um email para [email protected] até o dia 14/10.

ABTCP 2016
Estande da Veolia : 66 – Rua 5.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS