NOTÍCIAS

Usina que Tira o Sal da Água do Mar?

A remoção do sal da água do mar vem sendo discutida há tempos e, claro, realizada. Mas você sabe exatamente como funciona a dessalinização da água do mar?

Basicamente, a dessalinização da água do mar envolve a remoção do sal da água e sua filtragem para produzir água doce.

Existem vários processos de dessalinização da água do mar, os mais antigos com o uso da destilação térmica, ou evaporação, imitando o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização.

Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso. Esse processo físico-químico de tratamento de água retira o excesso de sais minerais, microrganismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra.

No entanto, esse processo é muito custoso. Isso porque, a técnica consome muita energia. Atualmente outra tecnologia vem sendo empregada, a utilização da osmose reversa.

A osmose é um processo que ocorre naturalmente nos organismos vivos, nela a água passa por membranas, películas muito finas, para equilibrar a concentração de sal em relação ao volume de água dentro e fora das células. O caminho natural é a passagem da água para o lado com a maior quantidade de sal.

Entretanto, no processo industrial de dessalinização da água do mar, a osmose é forçada a acontecer no sentido contrário, ou seja, a água passa pela membrana para o lado sem sal. Para que esse processo contrário seja possível, muita pressão é necessária, ela é alcançada com o uso de diversas bombas elétricas.

Inclusive, na empresa que acompanhamos esse processo de dessalinização da água do mar, ela só conseguiu realizar esse trabalho por ser auto suficiente em energia elétrica. Isso porque, ela conta com usinas termelétricas que aproveitam os gases que são gerados em vários processos na indústria.

O primeiro passo para começar a dessalinização da água do mar é a captação do líquido. Depois que isso é feito, a água recebe um aditivo de coagulação que serve para juntar as sujeiras presentes ali e facilitar na hora de fazer a filtragem.

Quando toda a etapa de filtragem é finalizada, começa a ser feito o processo de osmose reversa que, basicamente, ocorre quando duas soluções, de concentrações distintas são separadas por uma membrana semipermeável. Isso acontece, por exemplo, na separação da água pura para a água contaminada.

Depois, os canos que fazem essa separação, acabam reservando dois tipos de água: uma praticamente sem sal e a outra que é uma salmoura, que está carregando todo o sal que foi retirado durante o processo.

No fim dessas etapas, a água passa ainda por uma correção de PH, para garantir que ela esteja com a acidez correta. Depois, toda a água é armazenada para que, enfim, possa ser utilizada.

Agora que você já sabe como funciona a dessalinização da água do mar, não esqueça de assistir ao vídeo na íntegra para entender melhor como esse líquido é utilizado na indústria e também de compartilhar com aquele seu amigo que gosta de ficar por dentro dessas novidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS