NOTÍCIAS

Pesquisadores da UFPB transformam coroa de abacaxi em carvão ativado

Pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conseguiram produzir carvão ativado a partir da coroa do abacaxi, matéria-prima de baixo custo

 

abacaxi

 

A invenção, registrada pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (Inova), tem a finalidade de absorver compostos tóxicos e impurezas presentes em hidrolisados lignocelulósicos, materiais que possuem lignina e celulose em sua composição (biomassa lignocelulósica) e que sofreram reação de decomposição ou alteração através da água.

A fim de evitar contaminação ambiental, o novo carvão ativado também poderá ser aplicado no tratamento de efluentes, despejos líquidos provenientes de atividades humanas e industriais, facilitando, assim, o tratamento de água e dos esgotos domésticos e de fábricas.

Etapas

Para chegar ao carvão ativado inovador, o trabalho foi dividido em duas etapas: tratamento da matéria-prima, a coroa do abacaxi, e a carbonatação realizada em um reator.

Os pesquisadores cortaram a coroa e a colocaram no sol para secar. Após perder um pouco da umidade, a coroa do abacaxi foi submetida a processos de lavagem com água quente.


LEIA TAMBÉM: CARVÃO ATIVADO SERÁ MANTIDO NO TRATAMENTO DE ÁGUA EM SANTA CRUZ/RS.


Depois o material passou pelo processo de secagem e foi colocado no reator para carbonatação, para produção do carvão ativado. O reator utilizado foi o do Laboratório de Carvão Ativado, do Centro de Tecnologia, no campus I, em João Pessoa.

O carvão ativado foi criado pelos inventores Ellen Santos, Ysrael Oliveira; Leanderson Lemos; Josevan Silva; Flávio Honorato da Silva; Angela Queiroz; e Emerson Freitas Jaguaribe.

Opção econômica

Segundo a concluinte de Engenharia Química Ellen Santos, a ideia de produzir um carvão ativado com matéria-prima nativa foi uma opção econômica. “A gente produzia e já utilizava nos experimentos”, conta.

A estudante acrescenta que outro intuito da equipe foi agregar valor, pois a coroa do abacaxi é um resíduo geralmente sem destinação adequada, descartado ou usado como adubo.

Fonte: Paraiba.com.br.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS