NOTÍCIAS

Carvão ativado será mantido no tratamento de água em Santa Cruz/RS

Carvão ativado ajuda a reduzir odor e gosto da água e costuma ser utilizado quando há alta concentração de algas no Lago Dourado

carvao-ativado

Desde a última segunda-feira, 28, moradores de diferentes bairros de Santa Cruz reclamam do gosto e mau cheiro da água que sai das torneiras. Assim que começaram as queixas, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) retomou o uso de carvão ativado na Estação de Tratamento (ETA) e coletou amostras no Lago Dourado para análise em Porto Alegre. O resultado revelou baixa concentração de algas, mas a Corsan optou por manter o uso do produto.

Segundo a gerente da Corsan em Santa Cruz, Rosângela Freitas dos Santos, a decisão de manter a aplicação do carvão ativado se deve às altas temperaturas dos últimos dias, que favorecem a proliferação de algas. No início da semana, a previsão da estatal era de que o problema estaria resolvido até quinta-feira.

Qualidade da água

Porém, consumidores continuam reclamado. Nessa sexta-feira, 1º, no programa Sala do Cafezinho, da Rádio Gazeta, ouvintes se queixaram do gosto e cheiro na água. Um deles é o marceneiro Sidnei Karnopp, morador do Bairro Goiás. “Depois que a gente bebe a água, vem um gosto de mofo na boca”, disse ele. Segundo o marceneiro, ao menos não se percebe mais o mau cheiro.

Segundo a gerente da Corsan, a companhia utiliza 1,5 tonelada de carvão ativado por dia. “Esse produto reduz o odor e o gosto que algumas pessoas mais sensíveis sentem. Ele entra no processo de tratamento da água, antes de ir para os reservatórios e a rede de abastecimento”, esclarece Rosângela.

Ministério Público quer prova de pureza

A Promotoria de Defesa Comunitária do Ministério Público de Santa Cruz determinou, nessa quarta-feira, 30, que a Corsan realize, no período de 30 dias, testes de qualidade da água tratada. Conforme o despacho do promotor Érico Barin, é necessário comprovar que essa proliferação de algas não é nociva para a saúde dos consumidores.

Fonte: GAZ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: