NOTÍCIAS

Tratamento de esgoto em Santa Helena/PR terá sistema mais moderno

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) adotará neste ano um novo modelo de tratamento de esgoto para Santa Helena.

tratamento-esgoto

O município conta, atualmente, com um índice de coleta de esgoto superior a 80% e 100% de tratamento (foto: divulgação)

O investimento ultrapassa R$ 6 milhões para a construção da nova estrutura que está sendo feita para modernizar o sistema. O município conta, atualmente, com um índice de coleta de esgoto superior a 80% e 100% de tratamento.

A nova estação de tratamento, chamada de ETE Modular, começou a ser implantada em novembro do ano passado e dever ser concluída em maio deste ano. Ela está sendo implantada para substituir as lagoas existentes, melhorar o processo de tratamento e eliminar a incidência de odor. A nova estação de tratamento de esgoto contempla sistema de tratamento preliminar, inexistente no sistema atual.

Layout

O novo sistema terá ainda gradeamento mecanizado, desarenador e calha Parshall, que é utilizada para medir a vazão. Neste sistema, o tratamento é feito por lodo ativado e aeração prolongada, por batelada. Isso significa que todas as etapas do tratamento ocorrem em um único reator que tem ciclo de operação com duração definida. Em Santa Helena, serão instalados dois reatores que operam alternadamente.

A unidade terá capacidade média de tratamento de 30 litros por segundo e suportará picos de até 45 litros por segundo. A eficiência do processo deve chegar a 95%. A estação é construída em módulos e tem dois tanques em aço vitrificado com capacidade de mais de dois milhões de litros. Nestes tanques é que ocorrem o tratamento. Todo o processo é automatizado. O investimento em Santa Helena é de aproximadamente R$ 6,5 milhões.

A grande vantagem deste sistema, conforme o gerente regional da Sanepar, Nilton Perez, é a ausência de odor, a possibilidade de operação remota e a eficiência do tratamento. Perez destaca que é uma demanda que população de Santa Helena solicitou, buscando a modernização do sistema, a fim de eliminr, principalmente, o odor no entorno da estação de tratamento.

Fonte: O Presente.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS