NOTÍCIAS

Estação possibilitará o tratamento de 30% do esgoto de Bento Gonçalves/RS

A construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) às margens da ERS- 444 vai permitir a Bento Gonçalves dar a destinação correta aos dejetos produzidos na cidade.

ete

Nesta quinta-feira, 8, o prefeito Guilherme Pasin acompanhado de secretários municipais, vereadores, integrantes da Corsan e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) vistoriaram o andamento da obra.

A Estação possui um modelo construtivo diferenciado, pois foi pré-fabricada, e é a primeira construída neste modelo. O gerente da unidade da Corsan, Marciano Dal Pizzol destacou os investimentos na obra e a implementação das redes coletores de esgoto.

Quando entrar em funcionamento, a ETE Barracão terá vazão cloacal de 40 l/s, atendendo aproximadamente 17 mil habitantes dos bairros Santa Marta, Santo Antão, Santa Helena, Barracão, Imigrante e Fenavinho. A proposta de construção em sistema modular e em aço é mais econômica e permite a construção em menos tempo, além de ocupar menos espaço comparado ao sistema de bacias.

Tratamento de esgoto

Após a conclusão da obra e o início das operações, a Companhia prevê o tratamento de 30% do esgoto no município. A previsão de entrega é julho de 2019. Com financiamento da Corsan, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), obtidos ainda em 2009, o valor da obra é de R$ 9.267.140.

“Essa obra será um marco para o tratamento de esgoto do Município. Estamos falando de uma demanda antiga da comunidade. Nosso objetivo hoje foi apresentar para o Conselho e vereadores a grandiosidade da obra. Estes 30% de esgoto que serão tratados irão representar mais qualidade de vida para o cidadão”, reiterou o prefeito Guilherme Pasin.

Acompanharam a visita o secretário de Governo, Diogo Siqueira, o secretário de Obras e de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatteli, secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, e adjunta Paula Camerini, secretário da Agricultura, Dorval Brandelli, o diretor do IPURB, Vanderlei Mesquita, da diretora-adjunta Melissa Bertoletti, os vereadores Eduardo Viríssimo, Gilmar Pessutto e Sidnei da Silva, além dos vereadores do município de Carlos Barbosa, Alef Assolini e Miguel Stalinososki.

Fonte: Difusora 890

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS