NOTÍCIAS

TJ-RJ determina que a Cedae coloque em prática um plano para fornecimento de água potável durante a pandemia

Anteriormente, uma liminar já havia determinado a criação de um plano de contingência para o problema.

agua

Imagem Ilustrativa

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) reconheceu a obrigação da Cedae em apresentar um plano emergencial para a garantia de água potável durante a pandemia, mais de um ano após o primeiro caso de Covid-19 no estado, e determinou que o planejamento seja posto em prática, de acordo com a sentença do juiz Marcello Alvarenga Leite. Anteriormente, a 13ª Câmara Cível do TJRJ já havia decidido, por unanimidade, em favor de uma liminar que pedia a execução imediata do plano de contingência.

O plano foi motivo de ação do Ministério Público e da Defensoria Pública, além de ter sido determinado pela Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Rio (Agenersa).

O MPRJ e a Defensoria também fizeram pedidos para que a Agenersa obrigasse a Cedae a elaborar o plano emergencial. No último dia 28 de abril, a agência determinou prazo para que a Cedae apresentasse a “reestruturação do Plano de Emergência e Contingência para mitigar os efeitos da COVID-19”. Considerando os efeitos da pandemia e a necessidade de higienização como medida preventiva, o objetivo era impedir desabastecimento de água potável em áreas carentes do Rio.

No pedido da Agenersa, a Cedae deveria contemplar um “Plano Operacional Especial, com maior detalhamento de todo o abastecimento, em especial do Sistema Guandu; Relatório Executivo de Riscos, com avaliação pontual de todo o leque de riscos e intercorrências emergenciais às quais a Companhia está exposta no período de pandemia, especialmente em relação aos riscos do reaparecimento de geosmina na água; Plano de Acompanhamento das Ações da Comissão de Crise; e apresentação de versão final do Plano de Emergência e Contingência de forma compilada, completa e fundamentada”.


LEIA TAMBÉM: SAAE Pompeia/SP adota medidas para garantir qualidade em serviço de água e esgoto à população


Agenersa disse que Cedae tenta “se afastar de suas responsabilidades”

Em 29 de setembro de 2020, a Agenersa publicou a deliberação em que exigia, pela primeira vez, o plano emergencial. A Cedae recorreu, e em abril a Agenersa deu sua nova decisão, após deliberação do seu Conselho Diretor, o que resultou na publicação das determinações no dia 28 de abril.

Ao apreciar o recurso da Cedae, o conselho diretor da Agenersa considerou que a “Cedae não cumpriu os requisitos mínimos exigidos para a elaboração, e consequente cumprimento, do Plano em análise” e não acolheu o pleito de “cerceamento de defesa”, e recusou o pedido de efeito suspensivo. Sobre isso, o conselheiro-relator Vladimir Paschoal Macedo escreveu que “a alegação de que haveria prejuízo [à Companhia] se revela exatamente oposta à realidade, isto é, no curso de uma pandemia, a Regulada tenta, de todas as maneiras, se afastar de suas responsabilidades, onde o risco é o do usuário”. E que “não se pode esquecer que a água é bem de uso comum da coletividade, essencial à sobrevivência no planeta”.

Fonte: O Globo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS