NOTÍCIAS

Tirolez usa efluentes do processamento do leite na fertirrigação

De olho em uma produção mais sustentável, empresa tem apostado em iniciativa que contribui para reduzir o impacto ambiental.

Em busca de uma melhor destinação dos efluentes resultantes do processamento do leite, a Tirolez, empresa produtora de queijos, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), está fornecendo os efluentes para a fertirrigação

Tirolez Efluente

Imagem Ilustrativa do Canva – Produção de Queijo

O projeto, que foi iniciado no ano passado em uma propriedade parceira na cidade de Arapuá, no Alto Paranaíba, é considerado uma boa opção para o manejo das pastagens.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fertirrigação é uma técnica de aplicação simultânea de fertilizantes e água, através de um sistema de irrigação.

De acordo com o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Tirolez, João Vitor Ferreira, a iniciativa nasceu da parceria com a UFV e se deu a partir de um projeto de iniciação científica que tinha o objetivo de analisar a composição de alguns dos efluentes resultantes dos processos fabris.


LEIA TAMBÉM: PROJETO PIONEIRO DE FERTIRRIGAÇÃO FAZ REUSO DA ÁGUA EM GOIÁS


A unidade onde o projeto está em execução desde abril de 2021 recebe uma aplicação média de 300 metros cúbicos por mês de efluentes via fertirrigação. A medida, além de gerar benefícios para a lavoura local, reduz o volume de efluentes que seriam lançados em rios após o tratamento.

Com a fertirrigação é possível aumentar a produção da pastagem por área, aproveitando os elementos químicos que existem no efluente. Além disso, há um aumento da reciclagem de alguns nutrientes, o que permite ampliar a qualidade de pasto, reduzindo a demanda por fertilizantes, por exemplo.

“A aplicação do efluente no solo tem gerado resultados positivos. Além da Tirolez dar uma melhor destinação ao efluente, o produtor rural está obtendo resultados positivos e reduzindo custos”, explica Ferreira.

Ainda segundo o gerente da Tirolez, os efluentes gerados com o processamento do leite são ricos em matéria orgânica e elementos químicos, como nitrogênio, potássio, zinco, entre outros.

“Por ser rico em elementos químicos e matéria orgânica,(o efluente) ao ser aplicado no solo, o produtor reduz a necessidade de utilizar fertilizantes químicos. O processo é mais sustentável e reduz os custos de produção”.

Além do menor uso de fertilizantes químicos, outra vantagem é que a pastagem continua recebendo a fertirrigação no período de seca, o que é importante para manter a qualidade do solo e dos pastos. E, com o rebanho leiteiro  melhor alimentado, há ganhos em produtividade.

Uso aprovado

As pesquisas para o uso dos efluentes foram desenvolvidas para aplicação em pastagens, buscando atender a demanda dos produtores de leite. Porém, Ferreira não descarta projetos futuros voltados para outras culturas.

Com os resultados positivos vistos em Arapuá, a Tirolez vai levar o projeto para a unidade industrial de Caxambu do Sul, localizada em Santa Catarina.

O uso dos efluentes na fertirrigação das pastagens foi submetido e aprovado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o que garante um processo seguro e que não gera risco de contaminação do solo.

Fonte: Diário do Comércio


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TRATADO DA ANTÁRTIDA: DELEGAÇÃO BRASILEIRA PARTICIPA DA 40ª REUNIÃO CONSULTIVA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PARCERIA BRASIL X EUA TRAZ NOVA TECNOLOGIA PARA O MERCADO DE EFLUENTES

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS