NOTÍCIAS

Tecnologia modular da Veolia Water Technologies reduz até 50% da vazão de água saturada

Solução de flotação e clarificação remove sólidos suspensos, gorduras e pode reduzir a carga de DQO de 60% a 80%

559

Protegida por três patentes, a unidade modular IDRAFLOT ™, da Veolia Water Technologies, é uma solução compacta, facilmente transportável e inteiramente em aço inoxidável, que alcança um alto grau de espessamento e clarificação, definido como ultra-flotação, e possibilita a remoção de DQO, sólidos suspensos e gorduras. A tecnologia reduz até 50% da necessidade de vazão de água saturada, quando comparada a outros sistemas.

O IDRAFLOT ™ é fornecido com módulos lamelares, para alcançar alta capacidade de tratamento, levando em consideração seu tamanho compacto, e funciona a partir de um processo que utiliza ar dissolvido em água para separação sólido/líquido. A solução conta com ajuste de nível telescópico para otimizar a extração de lodo com concentração em matéria seca de até 8%, e garante uma saturação completa, uniforme e livre de formação de bolhas grandes prejudiciais ao processo. O reator permite amostrar e otimizar os parâmetros desejados através de um ajuste simples dos produtos químicos (coagulante/ floculante).

560

Se aplicado em uma planta biológica para remoção primária de gorduras biodegradáveis, sólidos em suspensão e fibras, por exemplo, o IDRAFLOT ™ pode alcançar a eficiência de até 98% nestes parâmetros, com consequente redução de DQO de 60% a 80%. Já no processo de clarificação secundária, a tecnologia remove partículas de lodos leves que não são capturados por decantadores secundários.

“A satisfação dos nossos clientes é possível graças à concepção de uma nova solução de modularidade capaz de atender aos requisitos de redução de custos e do tempo de entrega. Para este efeito, numa fase de planejamento, o IDRAFLOT ™ oferece a possibilidade de inserir futuros módulos adicionais na unidade básica. Essa flexibilidade permite que a tecnologia atenda perfeitamente às necessidades das indústrias”, comenta Sérgio Hilsdorf, gerente de aplicações e processos da Veolia Water Technologies.

A tecnologia pode ser aplicada nos mercados de laticínios, processamento de carnes, peixes e gorduras, indústrias de conservas, vinhos e celulose & papel.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com mais de 174.000 colaboradores, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, a Veolia contribui para o desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2015, o grupo Veolia trouxe água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 63 milhões, produziu 63 milhões de megawatt/hora e valorizou 42.9 milhões de toneladas de resíduos. A Veolia Environnement (Paris Euronext: VIE) obteve em 2015 um faturamento consolidado de 25 bilhões de euros. www.veoliawatertech.com/latam .

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »