NOTÍCIAS

Surto Doença Diarreica Aguda

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás investiga surto de Doença Diarreica Aguda em 12 municípios goianos

Surto Doença Diarreica Aguda

Por: Francisco Mota

Primeiramente a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que investiga, acompanha e realiza ações de controle ao surto de doença diarreica aguda (DDA) em 12 cidades goianas.

Surto Doença Diarreica Aguda

A ação, divulgada pela pasta na quarta-feira (7), ocorre em parceria com a Saneago, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e municípios.

Segundo a SES, o município com maior número de casos é Campos Belos: foram 1.130 registrados de junho até agosto. Além da cidade, os registros também começaram em Cavalcante e Monte Alegre. Mas outros municípios com surtos ativos são: Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba.

saneago

Ademais ao todo, são 2.363 nos 12 municípios. A SES acredita que o número possa aumentar entre agosto e setembro, mas já mobiliza equipes para investigar possíveis agentes causadores da doença, monitorar a situação e implementar medidas de controle.

LEIA TAMBÉM: Reúso indireto de água para fins potáveis a partir de esgoto sanitário tratado: nova diretriz em SP

Contudo conforme a pasta, a presença da bactéria Escherichia coli foi confirmada em amostras de água, o que sugere que essa possa ser uma das causas do aumento de casos. Outras hipóteses, todavia, são investigadas, como, por exemplo, o rotavírus.

Portanto entre as ações, o governo do Estado tem atuado no fechamento de poços irregulares em terrenos particulares e notificado os proprietários para regularização. Apenas em Campos Belos, cinco foram fechados. Outras fontes de água, como rios próximos e fontes de contaminação desses poços, como lixões e empresas que utilizam produtos químicos, são verificadas.

Prevenção da DDA

Para prevenir a DDA, é fundamental adotar algumas medidas simples, como:

  • Lavar as mãos com frequência, principalmente antes das refeições e após usar o banheiro;
  • Consumir água tratada e alimentos bem cozidos;
  • Manter os alimentos em locais adequados e protegidos de insetos;
  • Buscar atendimento médico em caso de sintomas como diarreia, vômitos, febre e dor abdominal.

LEIA TAMBÉM: Sistema Cantareira em risco: Estiagem ameaça São Paulo

Em suma a DDA é uma doença que pode ser prevenida e controlada com medidas simples de higiene e saneamento básico. A colaboração entre a população e as autoridades de saúde é fundamental para garantir a saúde de todos.

Fonte: MG.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Toray desenvolve membrana de ultrafiltração de alta eficiência que pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 30%

Toray desenvolve membrana de ultrafiltração de alta eficiência que pode reduzir as emissões de dióxido de carbono em mais de 30%

A Toray Industries, Inc., anunciou desenvolvimento de uma membrana de ultrafiltração (UF) de alta remoção. Esta nova oferta mantém a alta permeabilidade à água das membranas de UF enquanto reduz a carga da membrana de osmose reversa (RO) para estabilizar a produção de longo prazo de água de alta qualidade na reutilização de águas residuais.

Continuar lendo »