NOTÍCIAS

Solução ZeeLung da GE é utilizada pela primeira vez na Europa

ETE Schilde na Bélgica será a primeira da Europa a utilizar a nova tecnologia GE ZeeLung MABR

 

ge-zeelung

 

Precisando atender os novos requisitos de remoção de nitrogênio total mantendo a pegada existente, a Aquafin, companhia de tratamento de efluentes de Flandres, escolheu atualizar a ETE Schilde por meio da combinação única das soluções tecnológicas da GE ZeeLung, Reator de Biofilme Aerado em Membrana (MABR), e ZeeWeed, Biorreator à Membrana (MBR).

A estação, localizada na província belga de Antuérpia, será a primeira da Europa a utilizar a nova tecnologia ZeeLung MABR, segundo declaração da GE.

A GE Water & Process Technologies ofereceu o sistema híbrido no qual 50% do efluente é tratado pelo MBR ZeeWeed 500D e a vazão remanescente de 8 milhões de litros por dia é tratada pelo sistema de lodo ativado convencional. A incorporação do MABR ZeeLung à estação permitirá aumentar a remoção de nitrogênio total na corrente do lodo ativado convencional, disse a GE.

A estação foi originalmente projetada (capacidade hidráulica e biológica) para 28.000 PE (população equivalente). Porém, a carga real da ETE Schilde foi aumentando gradualmente até atingir 35.000 PE. Portanto, em 2015, a capacidade do tratamento biológico foi aumentada estendendo a capacidade das membranas do MBR (para tratar maior vazão) e instalando filtros de areia depois da desnitrificação, no efluente do sistema de lodo ativado convencional, disse a GE.

“Com a utilização de ZeeLung a estação terá menor consumo de energia”

A ETE Schilde é o maior sistema MBR híbrido municipal em Flandres, e a atualização está a cargo da Kamps S.A. Após o término da expansão, no primeiro trimestre de 2017, a planta terá uma remoção de nitrogênio total de 65%.

“A utilização de ZeeLung e ZeeWeed juntos na expansão da ETE Schilde, permitirá à Aquafin completar a atualização com modificações mínimas e sem ter que construir novos tanques. Adicionalmente, eles serão capazes de atender o novo decreto anual de remoção de nitrogênio total”, disse Alain Mineur, CEO da Kamps.

“A solução híbrida de ZeeLung e ZeeWeed da Water & Process Technologies tratava de atender uma especificação de efluente mantendo a pegada existente da estação”, disse Kevin Cassidy, líder global de sistemas da GE Water & Process Technologies. “A ETE Schilde precisava ser atualizada para aumentar a sua capacidade de remoção de nutrientes e, com a utilização de ZeeLung, a estação terá menor consumo de energia”.

Assista ao vídeo MABR da ZeeLung*

Fonte: Pumps & Systems, adaptado por Portal Tratamento de Água

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS