NOTÍCIAS

Prefeitura envia à Câmara projeto de solução definitiva para falta d’água em Itabira/MG

O prefeito Ronaldo Magalhães, com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira, enviou à Câmara de Vereadores, no início deste mês (8/3), o projeto de expansão do sistema municipal de abastecimento por meio da captação e tratamento de água do rio Tanque.

rio-tanque

A expectativa, agora, é que o Legislativo Municipal aprove a solução definitiva para a falta d’água itabirana.

Nesse projeto, o Município almeja captar água do rio Tanque, há 21 quilômetros de distância, acrescentando 200 litros por segundo (l/s) ao volume existente hoje, que, em produção normal, chega a 400 l/s. “Nosso objetivo é construir a Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Tanque e abastecer o novo reservatário instalado no bairro Campestre. Isso resolverá o problema por, pelo menos, mais 30 anos”, explicou Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae.

A execução do projeto está orçada em aproximadamente R$ 53 milhões. Por isso, o caminho traçado é uma parceria público-privada (PPP), ainda inédita em Itabira. “Decidimos buscar investimentos privados em função da falta de dinheiro em nossa Prefeitura. A PPP é a única forma vista pela Administração para solucionar em definitivo este lamentável problema de falta de água”, ressaltou o diretor-presidente.

No projeto anterior, de 2015, o objetivo era captar 400 l/s, o que custaria cerca de R$ 80 milhões. Mas, de acordo com novos estudos técnicos, 200 l/s são suficientes para atender Itabira. Além disso, segundo Leonardo Lopes, havendo necessidade em aumentar a captação, o rio Tanque outorga até mil l/s conforme legislação vigente.

Falta d’água

O problema é crônico e os números do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do Saae não mentem. De acordo com dados da autarquia, em dezembro do ano passado o SAC registrou 3.160 chamadas para verificar a falta de água em alguma localidade de Itabira. O número corresponde a 60,55% de todas as chamadas recebidas. Em janeiro, por ser período de férias, esse percentual diminuiu e o Saae recebeu 1.566 reclamações sobre o mesmo tema.

Para a diretoria do Saae a única forma de resolver definitivamente o problema é aumentando o volume de água com a construção da ETA Rio Tanque. “A expectativa é que a obra elimine a infeliz e tradicional escassez de água vivenciada pela população. Além disso, irá proporcionar emprego, renda e diversificação econômica ao município”, avaliou Leonardo Lopes.

Histórico

O primeiro estudo sobre os problemas relacionados com a falta de água em Itabira foi realizado pela Prefeitura, em parceria com a mineradora Vale, no ano de 1993. Na época, a construção da ETA Rio Tanque foi apontada como a única solução viável a longo prazo. Vários estudos foram elaborados nessas duas décadas, sendo o último apresentado em 2015 e que também não saiu do papel.

Apenas em 2017, quando Ronaldo Magalhães reassumiu a gestão municipal, o projeto retornou à agenda de prioridades e para criar esta PPP o Município iniciou, há dois anos, o Processo de Manifesto de Interesse (PMI), onde empresas foram convidadas a produzir o modelo do projeto que será executado, sem custos para a Prefeitura.

Em seguida, depois do parecer favorável do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas (CGP), uma consulta pública foi realizada, em 2018, para apresentar o projeto aos vereadores, especialistas e população em geral. Em junho do ano passado, foi sancionada a Lei Municipal nº 5.039, instituindo o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas. Atualmente, o projeto tramita na Câmara de Vereadores.

Fonte: Itabira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS