NOTÍCIAS

Obras do Sistema de captação Capim Branco em Uberlândia/MG avançam 5% em dez meses

Em março de 2018 a previsão de conclusão para o sistema de captação era para janeiro deste ano, mas novo cronograma foi feito e as obras devem ser concluídas até dezembro. Valor final da primeira etapa também deve ter alterações, segundo engenheiro de consórcio.

sistema-captacao

As obras da primeira etapa de construção do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco em Uberlândia que tinham prazo inicial de entrega para janeiro de 2019, avançaram 5% após março do no ano passado.

Atualmente, a previsão de finalização é até dezembro. Segundo o engenheiro responsável, Paulo Afonso, do Consórcio BT Convap Completa (BCC), a mudança no cronograma de entrega vai gerar alterações no valor final, mas ele não informou números para o G1. Nesta primeira etapa, o sistema às margens do Rio Araguari conta com um investimento de R$ 300 milhões.

G1 perguntou à assessoria de imprensa do Dmae os motivos da mudança no cronograma e qual seria o novo prazo de entrega da obra, bem como quais são os custos gerais do projeto, mas este não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Conforme informações do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), atualmente 75% da parte civil da obra está concluída. Ela contempla o canal de captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco e, quando finalizada, alcançará meio milhão de habitantes e 1,5 milhão de pessoas junto aos atuais sistemas do município – estações Sucupira e Bom Jardim.

Andamento das obras

De março de 2018 até janeiro de 2019, as obras da primeira etapa andaram 5%. Para o engenheiro Paulo Afonso, o “desequilíbrio de recursos entre a Caixa Econômica e o Dmae” foi o fator principal para a falta de grandes avanços.

obras

Foto da primeira fase das obras divulgadas em março de 2018, que contempla canal de captação, sala das máquinas e subestação de energia — Foto: Comunicação Dmae/Divulgação

Segundo Afonso, com a situação resolvida, estima-se que as obras civis devam ser entregues até julho e a finalização ocorra no fim deste ano. Contudo, outro ponto a ser observado durante o processo serão pendências relativas à desapropriação de áreas que ainda não foram totalmente sanadas.

“Esta é a parte em que a água chega da estação de captação até a parte da estação de tratamento. Ainda tem um quilômetro que estamos aguardando o termo de posse, bem como a chegada da câmara de transição ao lado do anel viário [setor leste], onde a travessia da adutora seria por via aérea e, por questão de segurança, será subterrânea”, detalhou.

Contudo, no site da Prefeitura de Uberlândia há a informação publicada em 05 de dezembro de 2018 de que “já está liberada a autorização por parte da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) para construção da passagem da adutora sobre o Anel Viário”.

Contrato

Por conta de todas essas pendências, Afonso ressaltou que uma readequação do projeto tem sido realizada, bem como a reavaliação do levantamento de aquisição de materiais para alterar o tipo de travessia. Tudo isso, de acordo com ele, está em fase de estudos, o que contribui para que a conclusão da obra ocorra somente no final de 2019.

Questionado sobre um novo aditamento no contrato, o engenheiro explicou que será necessário, tendo em vista a alteração no modelo de travessia – aérea para subterrânea. Segundo ele, esta alteração se deve, em resumo, porque o domínio da área que abrange o anel viário e entroncamentos com rodovias era de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e agora recai sobre a concessionária que administra a área.

“A concessionária exigiu que essa travessia seja feita por um método não destrutivo e isso tende a encarecer os custos. Essa alteração no valor final está sendo readequada. A SAE ficou de nos repassar, mas não posso adiantar números”, explicou ele, garantindo que o aumento nos custos da obra será mínimo.

Dmae

Na última terça-feira (05), o G1 entrou em contato com a assessoria da Prefeitura para obter informações à respeito do atraso das obras. Na quarta-feira (06), a assessoria informou que estava verificando o assunto, mas até a publicação desta reportagem não foi enviado retorno das demandas.

obras-1

Foto divulgada em outubro de 2017- obras da primeira fase iniciaram no fim de 2015 e estavam previstas para terminar em janeiro de 2019 — Foto: Dmae/Divulgação

Acompanhe o andamento da obra

  • Projeto do Sistema Capim Branco é apresentado e o financiamento foi aprovado pelo Ministério das Cidades, em 2013, junto à Secretaria do Tesouro Nacional.
  • No ano seguinte, o contrato dos projetos executivos da primeira fase das obras foi assinado.
  • O Consórcio BT Convap Completa (BCC) vence a licitação em 2015. Uma liminar judicial suspendeu a continuidade das ações em outubro daquele ano sob a alegação de que não haveria motivos para a desqualificação de um dos concorrentes do certame. Alguns dias depois, a liminar foi revogada.
  • Em março de 2018, o Dmae informou que a primeira etapa da construção do Sistema de Captação e Tratamento de Água Capim Branco atingiu 70% da execução das obras. A previsão era de que essa fase seja concluída e iniciada as atividades em janeiro do próximo ano.
  • Em janeiro de 2019 a Prefeitura informou à imprensa que a obra avançou 5%.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS