NOTÍCIAS

Seminário aborda as grandes contaminações ambientais a partir da análise do Caso Shell/Basf

Evento acontece no dia 2 de agosto no TRT-15 de Campinas e homenageia 100 anos inscrições gratuitas podem ser feitas pela internet e as vagas são limitadas

basf 

“As Grandes Contaminações e suas Repercussões: As Lições Extraídas do Caso de Paulínia”. Este é o tema do seminário que será promovido pela Justiça do Trabalho e Ministério Público do Trabalho no próximo dia 2 de agosto, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região em Campinas/SP (Rua Barão de Jaguara, 901 – 3º andar). Em quatro painéis, especialistas discutirão a história da contaminação do meio ambiente no município, as questões relacionadas à saúde dos trabalhadores e seus familiares, os meios adequados para a adoção de medidas inibitórias e a conciliação nos conflitos. As inscrições gratuitas podem ser feitas no link: https://bit.ly/2YHPOzu  ou no site do TRT: http://portal.trt15.jus.br/.  As vagas são limitadas. A organização emitirá certificado de seis horas-aula.


O evento, que homenageia os 100 anos
de criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), contará com a participação do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Batista Brito Pereira, e do procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury. Também estarão presentes as ministras do TST, Delaíde Alves Miranda Arantes e Maria Helena Mallmann, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do Comitê Gestor Nacional do Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Justiça do Trabalho – Programa Trabalho Seguro. A presidente do TRT da 15ª Região, desembargadora Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes, coordenará os trabalhos ao lado dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro no Tribunal, os magistrados Lorival Ferreira dos Santos (2º Grau) e Firmino Alves Lima (1º Grau).

O Caso Shell

A decisão no caso Shell/Basf é um marco representativo no que diz respeito à proteção do meio ambiente de trabalho. Em episódio de repercussão internacional, que se iniciou com Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Campinas em 2007 e prosseguiu com sentença condenatória pela 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, mantida pelo TRT-15 (anos 2011 e 2012), centenas de ex-trabalhadores da Shell, e seus familiares, tiveram garantidas indenizações e extenso tratamento médico em virtude dos efeitos da contaminação do solo e dos lençóis freáticos da região da fábrica daquela multinacional no município, a partir dos anos 70. Firmava-se ali, para a comunidade jurídica, o “Caso Shell”, que posteriormente foi objeto de acordo no TST, em Brasília (já em 2013), envolvendo também as empresas Raízen e Basf. As empresas concordaram em pagar o valor de R$ 200 milhões de reais por dano moral coletivo, que foi destinado a entidades de pesquisa e medicina,  viabilizando oito projetos sociais de diversas partes do País.

 

A decisão de condenar as empresas ao pagamento de indenizações por danos materiais e morais, teve como fundamentos a responsabilidade civil objetiva do empregador e os princípios da precaução e do poluidor-pagador. O principal obstáculo foi afastar a tese da defesa de que o direito de ação estava prescrito. “Este foi o grande nó da ação e também o maior aprendizado da minha vida. Talvez o principal mérito desse processo tenha sido a possibilidade de afirmar a imprescritibilidade da ação para reparação de dano ambiental. Não só por tratar do direito fundamental à vida, como pela especificidade mesma do dano em questão, cujo panorama é modificado a cada dia. Ainda não sabemos toda a extensão dos danos, inclusive quanto às gerações futuras”, assinala a desembargadora Maria Inês de Cerqueira César Targa, diretora da Escola Judicial da Corte, que foi autora da sentença condenatória quando era titular da 2ª VT de Paulínia. A magistrada será homenageada durante o evento, bem como os ministros aposentados do TST, João Orestes Dalazen e Carlos Alberto Reis de Paula, e a procuradora do Trabalho da 15ª Região, Clarissa Ribeiro Shinesteck, que atuaram no caso.

 

Serviço:

As Grandes Contaminações e suas Repercussões: As Lições Extraídas do Caso de Paulínia

Quando : dia 2 de agosto de 2019

Horário : das 8h30 às 17 horas

Local : TRT da 15ª Região, Rua Barão de Jaguara, 901 – 3º Andar, Centro, Campinas/SP

Inscrições gratuitas e online no portal https://portal.trt15.jus.br. Vagas limitadas

Informações: (19) 3236 2100

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS