NOTÍCIAS

São Paulo é segunda melhor capital do País em saneamento básico

O novo ranking do saneamento, divulgado hoje pelo Instituto Trata Brasil, destaca São Paulo com a segunda melhor capital do País em saneamento básico. Além disso, outra cidade operada pela Sabesp, Franca, é o melhor município brasileiro pelo terceiro ano consecutivo, com 100% de abastecimento de água, 100% de coleta de esgoto e 100% de tratamento de esgoto. O relatório também destaca Santos, São José dos Campos e Taubaté entre as 20 melhores cidades do país.

O diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico dos 100 maiores municípios brasileiros (em população) tem como base o SNIS 2014 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) do Ministério das Cidades.

Além da campeã Franca, a Sabesp possui mais três cidades entre as 20 primeiras: Santos, que aparece em 5º lugar; São José dos Campos, em 7º; e Taubaté, em 20º. O estudo aponta, também, o salto que o município de São Paulo deu em relação ao relatório do ano anterior, passando da 34ª posição para a 22ª no ranking geral de cidades com melhores índices em saneamento básico. Salto esse ligado, sobretudo, à melhora nos índices de tratamento de esgoto e de novas ligações, também de esgoto.

O estudo aponta que a média dos 100 municípios de atendimento total de água foi de 93,27%, portanto superior à nacional (83%). Em relação à coleta de esgotos, a média dos 100 municípios em população foi de 70,37%, também superior ao índice nacional (49,8%).

Veja abaixo mais detalhes dos investimentos em cada uma das três cidades que estão entre as 10 melhores do ranking:

Franca

É referência de serviços de saneamento. A Sabesp atua no município desde 1977. Quando assumiu os serviços, o abastecimento não era regular e atingia apenas 70% dos imóveis; metade da população não tinha coleta de esgoto e não havia tratamento do esgoto coletado. Os investimentos universalizaram o saneamento básico em 1998. Franca, hoje com cerca de 340 mil habitantes, foi uma das primeiras cidades desse porte no Brasil a atingir esse patamar de atendimento em saneamento básico, tornando-se referência em tecnologia e qualidade nos serviços prestados.
Entre os exemplos de pioneirismo, podemos citar o laboratório de controle de qualidade de água, o primeiro a receber certificação no Brasil, em 2000. Dois anos depois, em 2002, a cidade foi a primeira da Sabesp a receber o certificado ISO 9001, com reconhecimento da qualidade de todos os serviços prestados. Outro destaque é o programa de combate a perdas de água. O índice é de 13,5%, semelhante ao de países desenvolvidos.

PraiaSantos

Santos se mantém entre as dez melhores posições do ranking desde as primeiras divulgações do instituto. Entre os anos de 2009 e 2013 a Sabesp aplicou R$ 26,21 milhões neste município. Os índices santistas encontram-se consolidados, reflexo da universalização da cobertura dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Hoje a cidade se encontra no 5° lugar e já esteve por dois anos consecutivos no topo da lista.


São José dos Campos

Maior município do Vale do Paraíba, São José dos Campos ficou em 7º lugar no ranking/2014, com 100% de atendimento total de água e 96,10% de atendimento total de esgoto. Em 2013, o município ocupou a 17ª posição e em 2012, a 7ª colocação.

Taubaté

O município ocupa o 20º lugar na lista dos 20 melhores em saneamento básico. Taubaté tem 100% de atendimento total de água e 96,58% em atendimento total de esgotos. Tanto em São José como em Taubaté os indicadores apontam para a universalização dos serviços de saneamento básico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS