NOTÍCIAS

Mirassol/SP recebe obra da Sanessol para universalização dos serviços de água e esgoto

Nesta quarta-feira (29), às 9h, a Sanessol realiza uma visita técnica à obra da terceira Estação de Tratamento de Esgoto da cidade – ETE Fartura, que colocará o município no topo do ranking do saneamento.

sanessol

Foram convidados para esta ação o prefeito de Mirassol, André Vieira, representantes dos Departamentos de Meio Ambiente e Obras, técnicos da Cetesb e imprensa.

ETE será instalada próximo ao córrego Fartura em uma área de 15 mil metros quadrados com investimento de 11 milhões de reais para a implantação do sistema composto pela estação e emissários.

“Quando assumimos os serviços de saneamento básico na cidade, não existia tratamento de esgoto, hoje já atingimos 80% com duas importantes obras – ETEs Piedade e Fundão. Iniciar a construção de mais uma estação, no ano em que comemoramos 10 anos, é motivo de muita alegria para todos nós. A população de Mirassol pode se orgulhar de morar em uma cidade que terá os serviços de água e esgoto universalizados definitivamente”, comenta o diretor da Sanessol, Eduardo Caldeira.

Com esta obra concluída, os moradores dos bairros: Condomínio Tedeschi, Condomínio Fartura, Parte do centro, São José, Renascença, Vale do Sol, Mira-Flores, Cohab I, Pq. Da nascente do São José, São Bernardo IV, San Diego, contarão, além da coleta e afastamento existentes, agora também com o tratamento de esgoto.

Segundo a gerente operacional da Sanessol, Mirian Sampaio, as primeiras etapas da construção serão: terraplanagem e fundação que devem ser concluídas até setembro. Os próximos passos serão superestruturas, edificações, montagens mecânica, hidráulica e acabamentos. A expectativa é atingir uma eficiência de tratamento de 97% a 99% a partir de 2019. A tecnologia empregada na ETE é uma junção do sistema biológico e filtração de membranas e desidratação de lodo.

“Ao longo dos 11 anos de existência do Instituto Trata Brasil, temos testemunhado a dificuldade dos municípios em conseguir avanços concretos no acesso das pessoas aos serviços do saneamento básico, principalmente à água potável, coleta e tratamento dos esgotos. Quando vemos um município avançar, como é o caso de Mirassol, é motivo de grande alegria, pois mostra que é sim possível imaginar um dia vivermos num país onde todos tenham o que esta linda cidade está conseguindo, com esforço e perseverança”, conta o presidente do Instituto, Édison Carlos.

Esgoto em Mirassol

Atualmente, a Sanessol promove o tratamento de 80% do esgoto do município, por meio da ETE Piedade, que atende parte do Centro e do Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cláudia, Cohab II, Cohab III, Bela Vista, Vila Verde, Karina I, II e III, Beija Flor, Alvorada, São Francisco, Jardim Aeroporto, Santa Casa, Souza, Village Mirassol I, II e III, Nova Esperança, Mais Parque e Alphaville, e da ETE Fundão que trata o esgoto gerado pelos bairros: Celina Dalul, Regissol, Laguna, Parque Industrial, Moreira, São Pedro, Tarraf, parte do Marilu, Imperial, Gerotto.

 Fonte: Regional Paulista.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS