NOTÍCIAS

Sanessol/SP investe em tecnologia para pesquisa e melhorias no sistema de esgoto

O objetivo é inspecionar o interior das tubulações por meio de uma câmera e realizar manutenções necessárias de forma rápida e precisa

esgoto

 

O Sistema de Esgotamento Sanitário de um município é formado por tubulações que recebem o efluente dos imóveis e o direcionam para serem tratados nas Estações de Tratamento de Esgoto.

Investir em melhorias nesse sistema de Mirassol é uma das prioridades para a Sanessol. Nesse mês, a concessionária iniciou uma pesquisa com o uso de uma tecnologia de ponta em parceria com a Arsae (Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Mirassol).

Trata-se da SeeSnake, uma sonda de 100 metros capaz de filmar, como se fosse uma endoscopia, o interior das redes de esgoto. Primeiro, o time operacional da Sanessol realiza a limpeza das redes com o caminhão Hidrojato para remover qualquer obstrução no trecho, depois a câmera é inserida em um poço de visita para iniciar o mapeamento.


LEIA TAMBÉM: TECNOLOGIA GERA ENERGIA, FERTILIZANTE E ÁGUA A PARTIR DE DEJETOS SUÍNOS.


Detecção de problemas e início da manutenção

As imagens são acompanhadas por um técnico em tempo real e, quando uma anormalidade é avistada, um detector avisa o local exato por Bluetooth e imediatamente uma equipe inicia a manutenção. A princípio, esse trabalho está sendo testado no bairro Renascença e, depois, seguirá para outras regiões da cidade.

“Nosso objetivo é entender melhor o sistema e buscar soluções ainda mais precisas, além de encontrar problemas como redes cruzadas, ou seja, garantir ligações individuais, uma para o esgoto e outra direcionada exclusivamente para água de chuva”, explica o diretor operacional da Sanessol, Antonio Hercules Neto.

“Esse tipo de investimento em tecnologia é muito importante para melhorar cada vez mais os serviços prestados à população de Mirassol. Essa foi uma solicitação da ARSAE e a Sanessol prontamente atendeu”, comenta Pedro Luiz Castelo, diretor-coordenador da Arsae. Castelo acompanhou in loco o primeiro dia de testes feitos com o equipamento e afirmou que a agência reguladora aprova essa iniciativa da concessionária.

A Sanessol buscou essa tecnologia junto a Iguá Saneamento, controladora da concessionária. Atualmente, o grupo está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas.

“Como somos um grupo, conseguimos utilizar soluções inovadoras que se mostraram eficientes em outras unidades, para serem adquiridas e aplicadas em outras regiões”, comenta Hercules.

Fonte: Blog da Sônia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS