NOTÍCIAS

Saneago e Prefeitura de Goiânia discutem serviço de tratamento de água e esgoto

Os secretários de Planejamento, Finanças e Meio Ambiente de Goiânia se reuniram nesta segunda-feira, dia 14, com a diretoria da Saneago para discutirem os termos que irão compor a Carta de Intenções, que é o primeiro documento formalizando a intenção do município em renovar o contrato com a Companhia para a prestação do serviço de tratamento de água e esgotamento sanitário.

reuniao-prefeitura-goiania-saneago

De acordo com o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, o encontro vai possibilitar a construção do modelo que vai gerir os trabalhos da Companhia em Goiânia nos próximos 30 anos. “Essa reunião é uma oportunidade histórica, pois todos os atores envolvidos no processo estão trabalhando juntos para construir o cenário do saneamento básico na Capital”, ressaltou.

Expansão urbana 

Durante a reunião, o secretário de Planejamento, Agenor Mariano, apresentou as demandas do município, dentre elas, a preocupação com a expansão urbana e a liberação de atestados de viabilidade técnico operacional para novos empreendimentos, e ressaltou a experiência da Saneago no setor. “Não podemos desconsiderar a expertise da empresa na prestação de serviço. São 50 anos de trabalho em prol do saneamento básico no Estado”, afirmou. “Estamos estudando as oportunidades de negócio para escolher a melhor forma de parceria para a assinatura do contrato com a Saneago pelos próximos 30 anos, renováveis por mais 30”.

O presidente da Agência de Regulação de Goiânia, Paulo César Pereira, que mediou a reunião, afirmou que, após a elaboração da Carta de Intenções, o próximo e principal passo é a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que vai traçar as ações e as metas da prestação do serviço. A redação do PMSB está sob a responsabilidade da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Após ouvir as demandas do município, os diretores da Saneago apresentaram as propostas da Companhia. O diretor de Produção, Marco Túlio Faria, falou sobre o atual sistema de atendimento de água tratada e esgotamento sanitário em Goiânia, e mostrou as ações que a empresa está realizando para executar o atual contrato. O índice de cobertura do sistema de abastecimento de água é de 100% na capital.

A diretora de Expansão, Juliana Matos, falou sobre os investimentos da Companhia em toda a Região Metropolitana, com destaque para o Sistema Produtor Mauro Borges, que vai garantir o abastecimento de água até o ano de 2040, e será inaugurado no dia 19 de setembro deste ano. O diretor de Gestão Corporativa, Marcelo de Mesquita, apresentou o balanço patrimonial e a capacidade financeira da Saneago.

Fonte: Comunicação Saneago | Goiás Agora

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS