NOTÍCIAS

Samarco vai reformar a estação de tratamento de água em Regência

Previsão é que a obra seja concluída em agosto de 2017.
Estação vai captar, tratar e distribuir a água de poços subterrâneos.

368

Após um acordo judicial, a Samarco se comprometeu em reformar a Estação de Tratamento de Água (ETA) no distrito de Regência, na foz do Rio Doce, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. A previsão é que a obra seja concluída em agosto de 2017. A estação vai captar, tratar e distribuir a água de poços subterrâneos da região.

O acordo foi firmado junto ao Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Linhares, e o município.

O compromisso prevê que a empresa deixará a estação em plenas condições técnicas, o que tornará a água apropriada para o consumo humano. O abastecimento em Regência ficou comprometido em razão da lama que atingiu o Rio Doce após o rompimento de barragens da mineradora na cidade de Mariana, em Minas Gerais, em novembro de 2015.
O município de Linhares deverá entregar à empresa as licenças ambientais e autorizações legais da obra, além de aprovar os projetos desenvolvidos pela Samarco.

Na ação, o município declarou que os níveis de bário, ferro e manganês na água do Rio Doce estavam acima dos parâmetros normais, impedindo o abastecimento em Regência.
Após a análise da solução hídrica definitiva de Regência apresentada pelo município, a Samarco firmou o acordo. No acordo, a empresa se compromete a continuar fornecendo água para a localidade até a conclusão da obra.
Samarco

Em nota, a Samarco informou que vai reformar a ETA conforme acordo firmado entre a empresa, a Prefeitura de Linhares e o Ministério Público do Espírito Santo.

“Atualmente, os projetos executivos para a reforma estão em andamento. A obra será iniciada no primeiro semestre de 2017 e será entregue em agosto do mesmo ano. A Samarco afirma que continuará a fazer o transporte de água potável da ETA central de Linhares até a ETA de Regência até que a estação do distrito possibilite o tratamento da água”, diz a nota.

Sobre a nova adutora de Linhares, a Samarco disse que a obra foi concluída e entrará em operação nas próximas semanas. “A adutora teve investimentos de R$ 7 milhões e atende captação alternativa de até 50% para o município de Linhares”, informou a empresa.

Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS