NOTÍCIAS

Samae de Brusque/SC anuncia investimentos para reduzir falta de água

Enquanto ETA da Cristalina não é concluída, autarquia busca soluções de curto prazo

A estiagem do segundo semestre de 2018, que gerou crise hídrica em Brusque com o desabastecimento de diversas residências e empresas, acendeu alerta sobre a necessidade de investimento em captação de água.

Enquanto a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Cristalina – apontada como solução definitiva para a falta de água no município por um longo tempo – não é concluída, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae) busca soluções paliativas e de curto prazo para atender casos urgentes.

Os engenheiros do Samae visitaram na tarde desta segunda-feira, 25, os sistemas isolados do bairro Limeira e de Dom Joaquim, bem como o reservatório do Loteamento Bruschal. O objetivo da visita foi verificar a viabilidade de construção de novos reservatórios de água tratada nessas localidades. “Neste momento a equipe realiza estudos de solo e terraplanagem”, explicou o diretor-presidente da autarquia, Dejair Machado.

Quatro novos reservatórios

Machado afirmou também que está em processo de licitação a construção de quatro novos reservatórios: um de um milhão de litros, no bairro Limeira, um de 500 mil litros no bairro Águas Claras, mais um de 500 mil litros no Loteamento Bruschal e outro de 500 mil litros no bairro Jardim Maluche.

No bairro Dom Joaquim está em fase de licitação a construção de um poço artesiano, para ajudar na vazão da água. Ele afirma que até o mês de maio é possível que o poço esteja pronto.

Segundo o diretor-presidente do Samae, os investimentos são cautelosos, uma vez que a ETA da Cristalina deverá atender a toda a população, com sobras. “Perguntam porque não são destinados recursos maiores para a ampliação dos sistemas isolados existentes, e a resposta é que não adianta fazer grande investimento nestes locais que serão totalmente desativados daqui a dois anos com a nova ETA”.

Além do projeto da Cristalina, Machado já anunciou o interesse do Samae na construção de uma ETA compacta no bairro Limeira, deixando o município com três grandes estruturas de tratamento de água: a já existente, no Centro, a da Cristalina e a do bairro Limeira. “Devemos ter esta ETA até o fim do ano”, afirma o diretor-presidente.

Outro espaço em que o Samae investe atualmente é na localidade de Volta Grande, no bairro Bateas. “Lá não é porque está faltando, é porque não havia mesmo. Estamos levando uma nova rede até lá, porque será necessário também devido a construção do Complexo de Eventos Chico Wehmuth”.

Fonte: O Município.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS