NOTÍCIAS

SAMAE Araranguá/SC investe R$300 mil em Estação de Água

Assinatura da ordem de serviço foi na tarde desta terça-feira, 24.

samae

Com a presença do prefeito Mariano Mazzuco Netto, do presidente da Câmara de Vereadores Daniel Viriato Afonso, o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Araranguá (SAMAE), José Hilson Sasso assinou na tarde desta terça-feira, 24, a ordem de serviço para a implantação de três Geoformas para a captação de lodo na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na comunidade Lagoa da Serra.

As três superfícies são conhecidas como Bag’s, e servem para a captação de lodo gerado pela lavagem dos decantadores e filtros da estação. O diretor geral do SAMAE, José Hilson Sasso comentou sobre a importância do investimento.

“Com a implantação destas Geoformas, será possível descartar o lodo de forma correta, desta forma trazendo benéficos para o meio ambiente e gerando também economia. São aproximadamente 300 mil reais revertidos em mais qualidade de vida para o povo de Araranguá”.

Funcionamento das Bag’s

O Engenheiro Químico do SAMAE, Mário Copetti, explicou a forma de funcionamento das Bag’s. “Quando se capta água da Lagoa ela vem com lodo, na estação ela é tratada e o lodo fica no fundo. Com essas superfícies o lodo irá para dentro das bag’s e ele será retirado após um período e levado para um aterro sanitário. Este é um sistema que trará muitas vantagens”.

Para o prefeito, Mariano Mazzuco, tudo o que colaborar com o meio ambiente terá o apoio do executivo. “Me alegro pelo trabalho do SAMAE estar dando resultados. Com certeza este investimento irá fazer toda a diferença para o meio ambiente”.

O ato contou com a presença de Dorival Rocha, da empresa Ecobulk, vencedora do processo licitatório. “Cada superfície terá 8 metros de largura e 30 metros de comprimento e queremos que entre 45 e 60 dias elas estejam prontas para uso”, informou Dorival.

Geoformas

Geoformas (Bag’s) são bolsas de tecido geotêxtil (polipropileno) utilizados para contenção, armazenamento, deságue e desidratação de lodos e diversos tipos de sedimentos.

Fonte: Revista W3.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS