NOTÍCIAS

Sabesp ‘devolve’ água para o Cantareira depois de obra de transposição bombear em sentido contrário

Mais de 12 mil litros por segundo foram tirados para abastecer o Vale do Paraíba e o estado do Rio. Maior reservatório da região metropolitana está em estado de alerta há onze dias.

cantareira

Interligação das represas do Jaguari e Atibainha (Foto: Fábio França/G1)

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) está “devolvendo” água que o Sistema Cantareira mandou para o Rio Jaguari em abril deste ano.

De acordo com a Sabesp, 12.200 litros por segundo passaram a sair do Cantareira no dia 6 de abril para abastecer o Vale do Paraíba e o estado do Rio de Janeiro.

O Sistema Cantareira, que operava com 39,9% de seu volume nesta quarta-feira (8), está em estado de alerta há 11 dias.

Procurada pela reportagem, a Sabesp disse que o bombeamento funcionou em alguns dias de abril, em caráter experimental, para que fosse possível testar o equipamento de bombeamento.

“Neste momento, a água está sendo enviada somente sentido Cantareira. A interligação tem capacidade para enviar até 162 bilhões de litros de água por ano (sentido Cantareira) – volume equivalente a uma represa Guarapiranga cheia”. informou a Sabesp.

De acordo com o professora da USP Pedro Luiz Côrtes, a medida contribuiu para reduzir o nível de água do sistema, que agora opera em estado de alerta.

“Está mais baixo do que seria esperado para esta época do ano, especialmente considerando que o prognóstico climático não é dos mais favoráveis até meados deste semestre”, salientou.

Na avaliação da professora, falta transparência da Sabesp com realçao ao procedimento realizado.

“Ela deveria informar, diariamente, o volume de água que está sendo transferida de uma bacia para a outra e qual é o sentido dessa transferência – se do Sistema Cantareira para a bacia do Rio Paraíba do Sul ou vice-versa. Isso ajudaria a população a entender melhor a real situação em que estamos.”

Segundo a Sabesp, a obra de transposição que passou a permitir a transferência de água da represa Atibainha (que abastece o Sistema Cantareira) para o Jaguari (bacia do Paraíba do Sul) custou R$ 555 milhões e tinha como objetivo beneficiar 39 milhões de pessoas na Grande São Paulo, Região Metropolitana de Campinas, Vale do Paraíba e o estado do Rio de Janeiro, incluindo a capital fluminense.

A operação no sentido contrário, de até 5.130 litros por segundo para o Sistema Cantareira, foi inaugurada no início de março.

Sabesp não considera previsões climáticas para prevenção de crises

A Sabesp considera apenas os índices históricos de pluviometria para traçar cenários de enfrentamento para períodos secos. De acordo com Côrtes, dados históricos são importantes, mas é necessário olhar também para os prognósticos futuros e verificar as alterações previstas.

“No planejamento, eles administram olhando o passado do clima, apenas. Imaginam que o que aconteceu no passado vai se reproduzir no futuro, mesmo em um cenário de mudanças climáticas”, diz o professor.

Novo El Niño

Um fenômeno que precisa ser considerado, na opinião de Côrtes, é a possibilidade de um novo El Niño (fenômeno atmosférico-oceânico que altera o clima, mudando os padrões de vento e afetando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias).

“Isso pode fazer com que chuvas no Sudeste aumentem, mas ele também pode ser de baixa intensidade e não ser o suficiente para mudar esse panorama (de seca). Em paralelo podemos ter um aumento de temperatura, o que faz com que o consumo de água aumente.”

Em nota, a Sabesp disse que com o acompanhamento de índices históricos pluviométricos se traçam cenários para enfrentamento de períodos mais secos.

“Trata-se de uma análise técnica diária por meio da qual é possível tomar decisões como ampliar ou diminuir transferência de água entre represas ou até mudar o sistema que abastece uma região para poupar um sistema que estiver em situação pior. Exemplo disso é a Mooca, que pode receber água de até 4 sistemas distintos.”

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS