NOTÍCIAS

Reúso da água de chuva: uma alternativa sustentável para os períodos de escassez hídrica

Reúso da água de chuva: uma alternativa sustentável para os períodos de escassez hídrica

O Reúso da Água de Chuva como Alternativa Sustentável diante dos Impactos Ambientais das Atividades Humanas

Os impactos das atividades antrópicas sobre os ecossistemas terrestres com efeitos dos desmatamentos, exploração madeireira, queimadas, impermeabilização do solo, contaminação de mananciais, entre outros, causam mudanças ambientais que afetam negativamente o planeta e os seres vivos. Estas mudanças incluem a perda da capacidade produtiva dos ecossistemas, problemas atmosféricos e contribuição ao efeito estufa. O reúso da água de chuva entra nesse cenário para ajudar na manutenção e conservação da água. Através da construção de sistemas hidráulicos para captação da chuva e a conscientização da população com este problema é possível minimizar os efeitos da escassez de água no planeta. Com isso visou-se expor neste trabalho o cenário das condições hídricas atuais do Brasil e a utilização do reúso da água de chuva como alternativa sustentável para os períodos de escassez.

O conceito de desenvolvimento sustentável foi introduzido numa versão moderna pelo relatório “Nosso Futuro Comum”, preparado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento publicado em 1987, e coordenado pela Dra. Gro Harlem Brundtland (WCED, 1987). Essa conceituação abrange um grande leque de relações entre o homem e a natureza. Quando olhado de uma forma global, entende-se que a espécie humana deve utilizar os recursos naturais de forma a não alterar as atuais condições de equilíbrio planetário, o qual depende fundamentalmente do equilíbrio climático e da biodiversidade existente.

Fonte: OJS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
SUMMIT CHANNEL PARTNERS 2025 PARCEIROS DE CONFIANÇA E INOVAÇÃO

Summit Channel Partners 2025: parceiros de confiança e inovação

Vamos juntos moldar o futuro do tratamento de água! A Veolia convida empresas de engenharia, OEMs e consultores especializados para um encontro exclusivo que promete revolucionar o setor de tratamento de águas. O Summit Channel Partners 2025 acontecerá no dia 20 de outubro, em São Paulo, reunindo parceiros estratégicos que buscam explorar as principais tendências e inovações do mercado.

Continuar lendo »
Saneamento e mudança climática entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Saneamento e mudança climática: entidades do setor criam documento orientador para um futuro hídrico sustentável, rumo à COP30, em evento em Belém

Organizada pela Aesbe e AESabesp, a terceira edição do Relatório “Diretrizes aos prestadores de serviços de água e esgoto para o enfrentamento de eventos adversos” será lançada em Belém, no Pará, em 2 de outubro, durante a abertura da Casa do Saneamento da Funasa, evento pré-Conferência do Clima, que acontecerá de 30 de setembro até dia 2.

Continuar lendo »