NOTÍCIAS

Reciclagem de refratários

Reciclagem de refratários reduz emissões de CO2

A RHI Magnesita direcionou para reaproveitamento mais de 41 mil toneladas de resíduos de refratários em 2022, no Brasil

A RHI Magnesita direcionou para reaproveitamento mais de 41 mil toneladas de resíduos de refratários em 2022, no Brasil. O volume equivale a quase 33 mil toneladas de gás carbônico (CO2) que deixaram de ser lançadas no meio ambiente. A RHI Magnesita conseguiu um percentual de 10,2% da produção da América do Sul sendo feito a partir da reciclagem (consumo de reciclados em relação ao consumo de matérias-primas total). Em termos globais, esse indicador (Recycling Rate) atingiu 10,5% e superou a meta estratégica de 10% até 2025.

A companhia continua a investir em tecnologia e desenvolvimento de conhecimento para uso de materiais reciclados, e ainda concluirá a implantação de duas novas tecnologias, patenteadas pela RHI Magnesita, em 2023. Os volumes captados passam por etapas de seleção, limpeza, estabilização e britagem para serem reutilizados como matéria-prima em novos produtos, com as mesmas propriedades e qualidades dos materiais originais.

“A reciclagem é o drive na redução de emissão de CO2, que é parte fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade com stakeholders, mercado e sociedade”, afirma o presidente da RHI Magnesita para América do Sul, Wagner Sampaio.

Desde 2019, a RHI Magnesita já investiu mais de 14,6 milhões de euros na reciclagem de refratários, o que inclui a busca constante por soluções para reduzir o descarte de resíduos no mercado. O processo de reaproveitamento de materiais contribui para diminuição da dependência de recursos naturais virgens, assim como diminui a necessidade de extração e queima de minérios, atividades que têm uma pegada de carbono mais acentuada.


LEIA TAMBÉM:COMO REMOVER CO2 DO AR PODE AJUDAR A SALVAR O CLIMA


“A reciclagem torna nossa operação mais limpa e perene”, completa Sampaio.

A RHI Magnesita tem como meta global reduzir em 15% o volume de gás carbônico (CO2) gerado por tonelada de produto até 2025, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono no longo prazo. Para isso, a empresa mantém o plano de investimentos, focado não apenas no desenvolvimento de tecnologias para o reaproveitamento, como também em pesquisas para aumentar o potencial de reciclagem de desmontes refratários e de resíduos produzidos na cadeia de valor.

Em Minas Gerais, a RHI Magnesita mantém uma unidade dedicada à reciclagem de refratários, no município de Coronel Fabriciano, na Região do Vale do Aço. Em 2021, a empresa implantou um projeto na fábrica, reconhecido como um dos melhores do país em melhoria contínua. A RHI Magnesita também atua internamente para dar a melhor destinação aos resíduos gerados nas operações próprias, caso da recuperação dos tijolos refratários dos fornos de Brumado, na Bahia, e da recuperação de coprodutos e resíduos da unidade de Ponte Alta (MG).

Fonte: Brasil mineral


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: RIO DE JANEIRO TEM NOVO CENTRO DE PESQUISAS SOBRE CLIMA E MEIO AMBIENTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AUMENTO DE ENERGIA LIMPA COMPENSOU GRANDE PARTE DA EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO EM 2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS