NOTÍCIAS

Potencial de produção de biometano em São Paulo representa 46% da demanda do Estado por gás natural

Potencial de produção de biometano em São Paulo representa 46% da demanda do Estado por gás natural

Só a utilização da vinhaça, rejeito da produção de cana-de-açúcar, pode gerar 4.133 GWh/ano de energia, levando-se em conta a safra 2015/2016

Potencial de produção de biometano em São Paulo representa 46% da demanda do Estado por gás natural

O Estado de São Paulo tem potencial para gerar 8.781 gigawatts-hora por ano (GWh/ano) em eletricidade usando biogás, o que equivale a 5,8% do consumo de energia da região. Também pode produzir 321.700 metros cúbicos por hora (m3/h) de biometano, volume equivalente a 46% do consumo de gás natural do Estado. Os dados foram apresentados pela professora Suani Teixeira Coelho, do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), como resultados preliminares do projeto que está mapeando a produção de biogás e biometano no Estado, realizado no âmbito do RCGI – FAPESP-SHELL Research Centre for Gas Innovation (Centro de Pesquisa em Inovação em Gás).

Os dados mostram que as usinas de açúcar e etanol e os aterros sanitários do Estado podem ser as principais fontes de produção de biogás e biometano. As usinas apresentam o maior potencial proveniente do tratamento da vinhaça, rejeito da produção de etanol, que hoje é aplicado no cultivo de cana como fertilizante. Considerando-se a safra 2015/2016, os pesquisadores estimaram ser possível produzir 302.848 m3/h de biogás e 151,424 m3/h de biometano, com potencial de geração de energia de 4.133 GWh/ano. Já os aterros sanitários, poderiam produzir 276.191 m3/h de biogás e 138.096 m3/h de biometano, o que equivaleria a um potencial de geração de energia de 3.769 GWh/ano.

Outra importante fonte são as estações de tratamento de esgoto, com potencial de produzir 49.200 m3/h de biogás e 24.600 m3/h de biometano, e potencial para geração de 671 GWh/ ano de energia. Também foi estimada a produção a partir de resíduos agropecuários e de abatedouros: o potencial para produção de biogás é de 15.155 m3/h e de 7.580 m3/h de biometano. Esse setor poderia contribuir com a geração de 208 GWh/ano de energia.

“Vários fatores pesam para se alcançar essas estimativas. Por isso, o projeto do RCGI vai atuar em outras frentes além do mapeamento e estimativas dos potenciais de produção”, explicou a professora. Dessa forma, o grupo coordenado por ela irá analisar se a regulamentação que existe é adequada, levantar e disseminar informações sobre a purificação e a produção do biometano, além de analisar a viabilidade econômica e as vantagens sociais, ambientais e estratégicas.

“O projeto terá importância fundamental para o Estado de São Paulo porque nos dá a possibilidade de substituir o consumo de óleo diesel por biogás no transporte”, ressaltou o diretor acadêmico do RCGI, Julio Meneghini. “Trata-se de um novo paradigma. Nossas refinarias ficam na costa do País, então temos diesel sendo transportado da região litorânea para o interior do Brasil e, ao mesmo tempo, há um potencial enorme para uso de biomassa, por exemplo, para gerar biogás e biometano”, acrescentou.

O Estado de São Paulo tem como meta reduzir em 20% as emissões de gás carbônico em 2020, considerando-se 2005como ano base.

Fonte: usp


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ALTERNATIVAS AO PETRÓLEO, FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEL SÃO REALIDADE COM ALTO POTENCIAL DE EXPANSÃO NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ALESP APROVOU, EM 2023, PROJETOS QUE PROMOVEM SUSTENTABILIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS