NOTÍCIAS

Praia da Guarderia/ES fica sem registro de esgoto no mar após obras

Monitoramento de balneabilidade feito pela Prefeitura de Vitória aponta que a região já está na sexta semana seguida classificada como própria para banho

Praia da Guarderia/ES

Pela sexta semana consecutiva, a praia da Guarderia, próximo à Curva da Jurema, em Vitória, vem sendo classificada como ponto próprio para banho.

Até meados de abril, era comum banhistas que frequentavam o local reclamarem do mau cheiro, provocado principalmente pelo esgoto que era lançado diretamente no mar e acabava afetando a balneabilidade de outras praias da capital.

A situação começou a mudar a partir do dia 23 de abril, quando a prefeitura iniciou uma intervenção no sistema de drenagem da região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), as obras estão em fase final e devem ser concluídas nos próximos dias.

A intervenção consiste na instalação de um duto que conduz as águas da elevatória de águas pluviais (que é uma estação de bombeamento para retirar águas de região baixa) à elevatória de esgoto, ambas na avenida Saturnino de Brito, na Praia do Canto.

Dessa forma, foi interrompido o lançamento irregular de esgoto no local, que chegava à praia pela rede de drenagem municipal.

A destinação final agora é a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mulembá, no bairro Joana D´Arc.

“Desde o início da atual gestão, começamos a receber muita reclamação de frequentadores sobre cheiro de esgoto no local. A partir de então, fizemos um levantamento sobre quais imóveis estavam com a ligação de esgoto irregular e o lançando diretamente na praia”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger.

“Foram identificados sete imóveis nessa situação. Todos eles foram notificados e regularizaram a situação. Além disso, identificamos que seria necessária também uma intervenção no local”, completou.

 

LEIA TAMBÉM: Samae/SC divulga panorama de abastecimento de água no pós-chuvas

 

O secretário destacou ainda que o fato de não haver mais lançamento de esgoto no mar, nas proximidades da ponte da Ilha do Frade, contribuiu para uma melhora significativa da balneabilidade das praias de Vitória.

Segundo o último levantamento semanal feito pela prefeitura, para avaliar a qualidade da água na orla da capital, dos 21 pontos monitorados, entre Jardim Camburi e a Ilha do Boi, 20 estão próprios para banho. Apenas o Ponto 9, na altura de Jardim da Penha, que é interditado, não é indicado para recreação.

De acordo com a prefeitura, semanalmente são coletadas amostras de águas, nos pontos monitorados, e feitas análises laboratoriais, para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes. O resultado da balneabilidade vale até esta quinta-feira (10).

Ainda segundo a Prefeitura de Vitória, além das obras no sistema de drenagem da praia da Guarderia, o reforço na fiscalização de ligações irregulares de esgoto e ações de limpeza da Baía de Vitória contribuíram para a melhora da balneabilidade das praias.

Somente na última semana, de acordo com a prefeitura, foram retiradas 170 toneladas de lixo da baía e regiões de mangue.

 

FONTE: folhavitoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS