NOTÍCIAS

PGE recebe quatro propostas para usina de dessalinização na RMF/Ceará

Projetos foram entregues ontem (06) e disputa entre valores é acirrada, segundo titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco Teixeira. Cagece ainda irá analisar ofertas antes de anunciar vencedor

 

dessalinizacao

 

A Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) deu mais um passo no processo de licitação da usina de dessalinização a ser construída em Fortaleza. Ontem (06), por meio da Central de Licitações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a empresa recebeu propostas de quatro interessados no equipamento, segundo revelou o titular da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado (SRH), Francisco Teixeira.

Ele ressaltou o grande avanço para a diversificação hídrica no Ceará que o processo licitatório dá. “É um momento histórico, uma quebra de paradigma na política de água rumo à diversificação da matriz hídrica. É uma satisfação ter quatro grandes consórcios disputando o direito de fornecer água para a Cagece”, diz.

Ele ainda destaca que a planta será a de maior escala do Brasil. “Nós temos uma experiência apenas em Fernando de Noronha, mas que é incomparável com o que será a nossa”, aponta. Segundo a Cagece, a usina de Fortaleza terá capacidade de um metro cúbico por segundo (m³/s).

Processo

Em nota, a companhia confirmou que recebeu, na manhã de ontem, “proposta comercial e documentos de habilitação das empresas e consórcios participantes da licitação relativa à concessão dos serviços que compreendem elaboração de projetos, construção, operação e manutenção de Planta de Dessalinização de Água Marinha“.

A empresa esclareceu que ainda vão haver duas etapas até o fim do processo licitatório e o anúncio do vencedor: a análise da proposta comercial e, posteriormente, da habilitação do participante que ofertar a melhor proposta.

“A empresa ou consórcio vencedor somente será conhecido após a realização dessas duas etapas”, acrescenta o texto. Até o momento, a Cagece não informou o prazo para a realização dos desses passos.


LEIA TAMBÉM: DESSALINIZAÇÃO DE ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO AGRÍCOLA: UMA OPORTUNIDADE PERANTE A SECA NO CHILE


Também por meio de nota, a empresa cearense Marquise Infraestrutura, participante da licitação, informa que saiu na frente em relação aos concorrentes no critério de menor contraprestação anual. O comunicado também revela que o contrato tem o valor de R$ 118 milhões por ano.

Ainda segundo a empresa, o equipamento atenderá dois reservatórios da Cagece contemplando os bairros Praia do Futuro, Caça e Pesca, Serviluz, Vicente Pinzon, Dunas, Aldeota, Varjota, Papicu e Cidade 2000.

“É um projeto de grande envergadura. Tanto no sentido do pioneirismo, visto que será a maior do Brasil em extensão e em produção de água, como em relação à questão social – levar abastecimento de água para pessoas é promover saúde e dignidade, ainda mais para essa região que historicamente sofre com constantes secas”, avalia Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura.

Projeto

A usina de dessalinização que vai ser construída na Praia do Futuro, em Fortaleza, deve utilizar a tecnologia por osmose reversa – também conhecida como osmose inversa – para obtenção de água potável. Esse processo é uma técnica que separa a água do sal por meio da aplicação de uma pressão sobre a água. Pressionada sobre uma membrana, a solução mais concentrada não penetra, mas a solução mais diluída atravessa o filtro, separando as duas soluções. Hoje, há 55 plantas de dessalinização em funcionamento no mundo que utilizam o sistema de osmose.

Os estudos também preveem que a usina captará água do mar a uma distância de 2,5 mil metros da costa e 14 metros de profundidade.

Fonte: Diário do Nordeste.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FALTA DE CHUVA FAZ NÍVEIS DE ÁGUA CAÍREM A ATÉ 8,4% EM REPRESAS DO ALTO TIETÊ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTUDO DIZ QUE HÁ 14 MILHÕES DE TONELADAS DE MICROPLÁSTICOS NO FUNDO DO MAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS