NOTÍCIAS

Petrobras investirá R$ 8 bi na retomada de obras na Rnest

Petrobras lança diesel renovável para SUVs e náuticos

Diesel Podium e Verana são produzidos por meio do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal ou gordura animal

A Petrobras informou no dia (13.jan.2026) que passou a oferecer ao mercado 2 novos combustíveis com menor impacto ambiental. O Diesel Podium e o Diesel Verana, com 5% de conteúdo renovável em sua composição.

A mudança resulta em uma redução aproximada de 3% nas emissões de gases de efeito estufa ao longo do ciclo de vida dos combustíveis, em comparação ao diesel mineral tradicional. Segundo a companhia, a nova formulação não altera as propriedades do produto nem exige qualquer adaptação nos motores.

A iniciativa faz parte da estratégia da Petrobras de ampliar a oferta de produtos de menor intensidade de carbono sem comprometer desempenho e confiabilidade, segundo o diretor de Logística, Comercialização e Mercados da companhia, Claudio Schlosser.

“Estamos expandindo a atuação no segmento premium com soluções que atendem às demandas atuais da sociedade e contribuem para uma transição energética justa”, afirmou por meio de nota.

Os novos combustíveis são produzidos na Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão (SP). O Diesel Podium será comercializado nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O Diesel Verana será vendido, inicialmente, em Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

Podium

O Diesel Podium, desenvolvido para SUVs (Veículos Utilitários Esportivos, em português) e picapes de uso pessoal, é produzido por meio do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal ou gordura animal.

Mesmo com a adição, o combustível mantém as especificações do diesel S10. Testes realizados pelo Cenpes (Centro de Pesquisas da Petrobras) indicam que o uso do combustível traz ganho em desempenho, maior proteção ao motor e redução de corrosão e desgaste de componentes do sistema de combustão.

VERANA

Já o Diesel Verana, único diesel premium voltado ao mercado náutico de lazer, também passa a contar com 5% de conteúdo renovável. Testado em condições reais de operação no mar, o combustível apresenta menor formação de espuma no abastecimento, redução do odor característico do diesel marítimo e maior estabilidade química, o que protege o motor em períodos prolongados sem uso da embarcação.

Fonte: Poder360


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS