NOTÍCIAS

Pesquisadores brasileiros criam reator para purificação de efluentes industriais

Método possibilita reciclagem de água proveniente de resíduos, evitando a contaminação de rios, solo e até mesmo do lençol freático

465

 SÃO PAULO – Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um reator para o tratamento de efluentes industriais, que purifica e recicla, por meio da mineralização dos contaminantes, a água dos resíduos industriais.

Os criadores do reator afirmam que o produto pode ser aplicado em setores da indústria com grande passivo ambiental, caso do setor petroquímico, farmacêutico, agroquímico, de alimentos e bebidas, de papel e polpa de celulose e o setor têxtil.

resíduos industriais

Amostras do efluente durante o processo

“Atualmente, o desenvolvimento de métodos de reciclagem de água é uma preocupação no mundo inteiro”, afirmou a pesquisadora Ana Maria da Costa Ferreira, líder do projeto, em entrevista à  Agência Fapesp.

Para entender seu funcionamento, é preciso voltar para as aulas de química orgânica e inorgânica da escola. O caminho para se obter água purificada passa por um pré-tratamento para separação da fase orgânica (óleo), seguido de várias filtragens, para então, o que foi filtrado, circular pelo reator. Lá, o efluente é tratado com peróxido de hidrogênio, ozônio e luz ultravioleta na presença do catalisador.

Depois desse tratamento, as águas residuais passam a conter apenas compostos inorgânicos (que são retirados por osmose reversa). A partir daí, explicam os pesquisadores, a água pode seguir dois caminhos:ser reutilizada pela empresa ou mesmo descartada nos rios, pois estão de acordo com os padrões estabelecidos pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).


O reator foi projetado para a purificação de efluentes complexos, como água saturada com hidrocarbonetos aromáticos, como benzeno, tolueno e xilenos (BTXs), e óleo emulsificado. Caso esses resíduos sejam lançados em córregos, rios e mares, eles contaminam não só os corpos d’água, como também os solos e águas subterrâneas.

Fonte: Juntos pela Água

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS