NOTÍCIAS

Perfuração de primeiro poço na Foz do Amazonas deve ser concluída até início de setembro, diz Petrobras

Perfuração de primeiro poço na Foz do Amazonas deve ser concluída até início de setembro, diz Petrobras

Companhia gastará mais do que dobro do tempo previsto inicialmente, de cinco meses, para finalizar perfuração

A perfuração do poço exploratório Morpho, o primeiro na bacia da Foz do Amazonas, deve ser concluída até o início de setembro, disse a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia Anjos, nesta sexta-feira (7/8).

A companhia está a 500 metros do objetivo do poço e vai iniciar a oitava fase da perfuração.

“Esperamos no final do mês, início do outro no máximo, concluir”, afirmou Anjos, durante coletiva de imprensa sobre os resultados do segundo trimestre.

A perfuração do poço já dura dez meses, o dobro dos cinco meses previstos inicialmente.

Parte do atraso se deve a um incidente no começo de janeiro, quando a estatal precisou interromper a atividade por mais de um mês, após o vazamento de 18.440 litros de fluido de perfuração da sonda ODN II.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou a Petrobras em R$ 2,5 milhões pelo ocorrido.

Na época, a estatal disse que a ocorrência não oferecia riscos à segurança da perfuração e que o fluido vazado era biodegradável.

A previsão inicial da estatal era que o custo desse poço na costa do Amapá ficaria em R$ 842,4 milhões. Entretanto, o atraso, além da multa decorrente do vazamento, podem encarecer o projeto.

Fonte: eixos


Leia também: Produção de biodiesel cresce 32% em MS e supera 31 milhões de litros

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: