NOTÍCIAS

Complexo do Pecém avalia água de reúso para hub de hidrogênio verde e data centers

Complexo do Pecém avalia água de reúso para hub de hidrogênio verde e data centers

O Complexo do Pecém assinou no dis 18 de agosto, um pré-contrato com a Utilitas, empresa que será responsável pela produção e fornecimento de água de reúso para o hub de hidrogênio verde instalado na Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará).

Segundo o complexo, o acordo busca garantir segurança hídrica e sustentabilidade para empreendimentos estratégicos, incluindo projetos voltados a derivados de hidrogênio verde e a data centers.

De acordo com Renan Carvalho, presidente da Utilitas, o projeto pode ajudar a aumentar a competitividade de Pecém e contribuir para atração de novos investimentos. A Utilitas é formada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), pela Marquise, pela GS Inima e pela PB Construções.

“A água de reúso é um insumo essencial para que possamos expandir o hub de hidrogênio verde sem pressionar os recursos hídricos naturais. Essa solução fortalece a sustentabilidade e a competitividade do Complexo do Pecém, atraindo novos investimentos e consolidando nossa posição no mercado global de energia limpa”, afirmou Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

O fornecimento poderá ser viabilizado pelo Projeto Hidrus, que capta e trata efluentes sanitários da região metropolitana de Fortaleza, transformando-os em água de reúso com padrão industrial.

Novos avanços no Pecém

Em julho, o Complexo do Pecém renovou um pré-contrato com o consórcio formado pelas empresas Stolthaven Terminals e Global Energy Storage (GES), que será responsável por operar a infraestrutura logística de amônia verde no hub de hidrogênio verde.

O consórcio ficará encarregado da construção, operação e manutenção de toda a infraestrutura compartilhada pelos produtores, incluindo rede de dutos ligando as plantas de produção aos tanques de armazenamento; tanques compartilhados para estocagem de amônia; segunda rede de dutos conectando esses tanques ao Píer 2 do Porto do Pecém; e instalação de estruturas no píer, como braços de carga, válvulas e demais componentes técnicos.

Toda essa infraestrutura ocupará uma área estimada em 11,61 hectares.

Fonte: MEGAWHAT


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS