NOTÍCIAS

Complexo do Pecém/CE celebra sistema de reúso de água que economiza mais de 200 mil litros por semana

O Sistema de reutilização de água tem sido uma alternativa de várias empresas diante da crise hídrica mundial

 

pecem

 

No Complexo do Pecém existem dois sistemas funcionando: um que abastece o Porto do Pecém, e o outro a Zona de Processamento de Exportação do Ceará – ZPE Ceará, localizada à 6 km do porto cearense. Os dois juntos possibilitam uma economia de até 856m³ de água por mês, equivalente a 856 mil litros.

A Estação de Tratamento de EsgotoETE, funcionando desde 2013 no Porto do Pecém, é dividida em cinco fases. Diariamente, cerca de 30 mil litros de água são tratados e utilizados nos vasos sanitários do prédio de Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) e nas oficinas da empresa.

Segundo a gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente do Complexo do Pecém, Ieda Passos, já existem instalações para que o reuso da água seja estendido para os outros prédios do complexo. Atualmente, o sistema possibilita uma redução de cerca de 13% do consumo mensal da empresa com o insumo.

“Entendemos que o uso consciente da água é indispensável em qualquer setor. Aqui no Complexo do Pecém trabalhamos diariamente com a conscientização sobre a importância de práticas sustentáveis. Desenvolvimento é essencial, mas preservar o Meio Ambiente é necessário para a humanidade e estamos tentando fazer a nossa parte”, destaca Iêda.

Na ZPE Ceará, empresa subsidiária do Complexo do Pecém, o sistema de reúso de água, funcionando há apenas um ano, resultou em uma economia de 11% do recurso em 2019. A água tratada é utilizada em todas as torneiras, vasos sanitários da empresa e, também, na jardinagem.


LEIA TAMBÉM: ESTIAGEM ACELERA DISCUSSÃO SOBRE NORMAS DE REÚSO DA ÁGUA NO PARANÁ.


Resultado positivo

Segundo o gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da ZPE, Ademar Filho, a implantação do sistema, somada a outras ações realizadas pela empresa, trouxe o resultado positivo.

“Sabemos que uma boa gestão dos recursos hídricos de uma empresa faz a diferença tanto ambientalmente, como financeiramente, por isso, a implementação de medidas sustentáveis focadas em melhorias para o meio ambiente faz parte dos objetivos”, diz o gerente.

A estação da ZPE hoje pode tratar, por hora, cerca de 1.815 litros de água, mas o consumo do recurso pela empresa, no dia a dia, é bem menor do que essa capacidade.

“Dessa forma, estamos preparados para atender a demanda, caso aumente no futuro”, finaliza Ademar sobre a potência do sistema. De fevereiro a maio deste ano, a ZPE economizou cerca de 60 mil litros de água.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS