NOTÍCIAS

Pernambuco é o mais novo estado a aderir ao Pacto pela Governança da Água

Pernambuco é o mais novo estado a aderir ao Pacto pela Governança da Água

No Palácio Campo das Princesas, em Recife, ocorreu a solenidade de assinatura do Pacto pela Governança da Água pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra

A cerimônia aconteceu no dia 17 de julho, e contou com as participações da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Veronica Rios; do diretor Filipe Sampaio; e do diretor interino Luis André Muniz. Com a assinatura, Pernambuco se junta aos seguintes estados que já aderiram ao Pacto: Amapá, Amazonas, Tocantins, Piauí, Maranhão, Mato Grosso e Ceará.

O Pacto é uma ação da ANA com o objetivo de promover a governança da água para garantir a oferta do recurso em quantidade e qualidade para os brasileiros no presente e no futuro. Nesse sentido, a iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico também visa a fortalecer institucional e operacionalmente a gestão de recursos hídricos em âmbito estadual, assim como melhorar a articulação da União com os estados e o DF em prol da governança das águas no País.

Durante a solenidade a diretora-presidente da ANA enfatizou a abrangência do Pacto para a governadora pernambucana. “O Pacto promove um conjunto de iniciativas para aprimorar a gestão; o acesso à informação; a troca de informações sobre sistemas sobre os reservatórios, rios, qualidade da água, outorgas, monitoramento hidrológico de forma geral; e também a mitigação de eventos como secas e cheias, que recorrentemente atingem o estado de Pernambuco. Governadora, conte com a gente na ANA e também para o fortalecimento da regulação do saneamento básico aqui no seu estado”, concluiu Rios.


LEIA TAMBÉM: CEARÁ É O 7º ESTADO A ASSINAR O PACTO PELA GOVERNANÇA DA ÁGUA COM A ANA


 

A governadora Raquel Lyra destacou a importância da governança dos recursos hídricos para Pernambuco. “A gente vive num estado onde os extremos acontecem o tempo inteiro. Em grande parte, o Semiárido nordestino será atingido agora pelo fenômeno El Niño. Há pouco tivemos novas enxurradas. Então, a gente lida com escassez e excesso de água e, ao mesmo tempo, temos indicadores muito ruins no cenário nacional: o estado com maior racionamento de acesso à água do Brasil, com 2 milhões de pessoas sem acesso, além do grande contingente de pessoas sem acesso a tratamento de esgoto. E a gente sabe o quanto isso é importante para garantir mais qualidade de vida para nossa gente”, ponderou a governadora.

O evento também contou com as presenças da diretora-presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro; da superintendente de Planos, Programas e Projetos da ANA, Flávia Oliveira; do superintendente de Tecnologia da Informação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Rafael Moreira; entre outros(as) presentes.

Pacto pela Governança da Água

O Pacto foi elaborado para estimular a articulação federal, estadual e distrital no sentido do fortalecimento, sinergia e integração das ações estratégicas na gestão das águas da União – interestaduais e transfronteiriças – e das águas dos 26 estados e do Distrito Federal. Para tanto, a iniciativa da Agência atuará na cooperação para o aprimoramento da gestão de recursos hídricos, da regulação dos serviços de saneamento básico e da implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens.

Os governos estaduais e do Distrito Federal poderão aderir voluntariamente ao Pacto, o qual não prevê o repasse de recursos financeiros entre os participantes, sendo que os repasses já existentes entre a Agência e os estados ou o DF continuarão ocorrendo segundo os contratos que já foram firmados.

Além disso, no contexto do Pacto pela Governança da Água, a ANA compartilhará informações, metodologias e conhecimento para aprimorar e conferir efetividade às políticas, programas e ações relacionadas às temáticas da gestão dos recursos hídricos, do saneamento e da segurança de barragens. Entre outras atribuições, a Agência também prestará assistência técnica, no que couber, às instituições estaduais e distrital participantes do Pacto.

Fonte: gov.br


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROJETOS DE CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE CARBONO COMEÇAM A GANHAR CORPO NO BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: A IMPORTÂNCIA DO MAPEAMENTO DE CORRENTES E DA EQUALIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES COM ALTA VARIABILIDADE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS