NOTÍCIAS

Oxamine® da Buckman: A melhor proteção para sistemas de água

“O sistema Oxamine® é uma combinação de química inteligente com equipamento de dosagem e monitoramento que permite manter o biocida estável no sistema de tratamento de água”

oxamine-protecao-sistemas-agua

Tecnologia de dosagem totalmente automatizada

O ‘Fouling’ microbiológico e a contaminação dos sistemas causam corrosão e prejudicam a troca térmica. E ainda pior, os depósitos criam um ambiente perfeito para a ocorrência da corrosão microbiologicamente induzida e o crescimento de bactérias patogênicas. A Buckman projetou um sistema como nenhum outro, para combater estes problemas.

O sistema Oxamine® da Buckman é uma combinação de química inteligente com equipamento de dosagem e monitoramento que permite manter o biocida estável no sistema de tratamento de água. É uma formulação mineral que não produz toxinas orgânicas, o que faz dela a tecnologia mais verde do mercado.

Potente

Oxamine® é uma potente tecnologia que gera um biocida altamente efetivo contra um amplo espectro de microrganismos. É uma excelente opção para sistemas com altos teores de matéria orgânica, onde o consumo de cloro ou bromo são muito altos; mas também é efetivo em sistemas com baixos e médios teores de matéria orgânica, podendo ser utilizado em qualquer programa de tratamento de água. O biocida penetra nos biofilmes matando todos os microrganismos, e não apenas aqueles das camadas superficiais. Com isso é possível manter as superfícies dos trocadores de calor e os enchimentos das torres de resfriamento limpos, além de melhorar o desempenho de todo o fluxo de água, processo e sistemas de reúso de água.

Preserva o meio-ambiente e possui ótimo custo-benefício

Oxamine® tem um custo benefício melhor que qualquer outra opção de biocida oxidante ou não oxidante.

  • Estabilidade superior ao cloro e bromo em uma ampla faixa de pH;
  • Maior efetividade na manutenção do residual;
  • Baixo potencial de oxidação;
  • Decomposição em minerais não tóxicos; e
  • Não formação de subprodutos orgânicos.

4ª Geração do Equipamento

O Equipamento de Oxamine® está em sua 4ª geração. A cada geração, surgiram novidades quanto a conectividade, automação e segurança de processos. Nele, o biocida é produzido apenas no momento de aplicação, a partir da mistura de dois produtos seguros. As linhas, os containers e as formas de transferência foram cuidadosamente projetadas para impedir vazamentos. Além disso, a automação permite que a minimização do contato necessário de operadores com o equipamento.

Controlador CRIUS® da Process Instruments

Os equipamentos mais recentes vêm equipados com o controlador CRIUS® da Process Instruments. Esse controlador possui 4 entradas e 4 saídas (expansível até 16) que recebem informações das variáveis do equipamento (vazão, pH, abertura de válvulas, alarmes, etc.) e podem mandar informações para válvulas de controle dosadoras. Além disso, ele possui conectividade com a internet (via Modbus, Profibus ou 2G/3G/4G modem), o que permite o acesso remoto aos dados.

Estudo de caso

Aplicação bem-sucedida da tecnologia Oxamine® para controle do crescimento e incrustações do mexilhão dourado no sistema de refrigeração e nas bacias de captação de água da Central Puerto (Argentina).

Na Central Puerto, o sistema de refrigeração de uma etapa da usina de ciclo combinado é alimentado diretamente com água do Rio da Prata. Essa corrente é tratada com gás cloro, dosado por meia hora quatro vezes por dia. Apesar desse tratamento, há um desenvolvimento descontrolado de moluscos, o que gera incrustações e obstruções no sistema. O gás cloro é fornecido em vasos de pressão e, para seu manuseio, são necessárias instalações e equipamentos especiais devido aos requisitos de segurança específicos exigidos por este composto. O consumo de gás cloro é de aproximadamente 12 ton/mês (injeção de 4 ppm durante o tempo de operação). Observa-se também uma alta frequência de intervenções para limpeza. Os moluscos se aderem nas seguintes seções:

  • Piscina de entrada e homogeneização;
  • Tubos de interconexão; e
  • Filtros e trocadores de placas.

Solução Proposta

A Buckman ofereceu a tecnologia Oxamine ® para o controle do mexilhão dourado. A tecnologia consiste na geração in situ de monocloramina por meio de um gerador automático de propriedade da companhia. A unidade foi instalada e operada pelo pessoal da Buckman e combinada para executar um teste por três meses. O ponto de dosagem selecionado e utilizado para a evolução do teste foi o localizado antes dos filtros autolimpantes do sistema auxiliar, constituídos por uma única etapa, com vazão de 2.600 m3/h de água de resfriamento. Os seguintes dados foram monitorados rotineiramente:

  • ppm de monocloramina injetada;
  • ppm de monocloramina em diferentes seções do sistema;
  • Diferencial de pressão no sistema;
  • Dias de operação desde a última limpeza.

Periodicidade

A dosagem de Oxamine® se realizou totalizando 2 horas por dia, em intervalos de 10 minutos a cada 2 horas. Antes, quatro vezes por dia. com a cloração por gás cloro, realizava-se por 30 minutos.

buckman-oxamine-protecao-sistemas-agua

Menor frequência de limpezas

  • Redução de intervenções nos equipamentos;
  • Minimização dos riscos relacionados à montagem e desmontagem das placas e vedantes; e
  • A quantidade de água e o horário de trabalho utilizados para a limpeza hidrocinética é reduzida.

buckman-oxamine-protecao-sistemas-agua

Dosagem

A dosagem foi aumentada de forma progressiva, de forma a evitar o desprendimento de forma brusca dos moluscos, até alcançar o planejado (2ppm).

oxamine-buckman-protecao-sistemas-agua

Resultados

oxamine-buckman-protecao-sistemas-agua

Conclusões

Foi possível controlar e eliminar mexilhões que estavam no sistema:

  • Desprendimento de moluscos de diferentes idades; e
  • O tamanho destes é um indicador de que não entraram junto com a água, pois a malha dos filtros auto-limpantes é menor que a dos mexilhões desprendidos.

O tempo de operação dos trocadores de placas foi estendido:

  • 7 a 10 dias – utilizando cloro gás;
  • > 45 dias – utilizando Oxamine®; e
  • A extração de não condensáveis, ​​resultante da melhor operação do sistema de vácuo, permitiu a geração de 12 MW adicionais.

Eliminação de gás cloro dentro das instalações:

  • Zero risco de vazamento de cloro gás;
  • Zero risco de exposição de pessoas à cloro gás;
  • Zero risco ambiental; e
  • Zero custo de manutenção de instalações.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS